Quais são os diferentes tipos de lâmpadas? Qual a diferença entre elas? Entenda Antes!

Comprar uma lâmpada para sua casa já não é uma tarefa tão simples. A seção de iluminação aumentou e hoje existem lâmpadas de todos os tipos, cores e formatos. Mas entre tantas opções, qual delas você deve escolher?

A resposta é: depende. Cada lâmpada tem seus prós e contras, algumas funcionam melhor em determinados espaços da casa e outras podem reduzir drasticamente o valor da sua conta de luz.

Nós reunimos o que você precisa saber sobre cada tipo de lâmpada disponível no mercado. Assim, se você estiver em dúvida e está no momento de comprar as lâmpadas para sua construção, a escolha será muito mais fácil.

Veja também: Qual é a importância de um designer de iluminação? Entenda Antes!

Lâmpada incandescente

Até alguns anos atrás, a maioria das casas usava lâmpadas incandescentes. A luz incandescente geralmente tem efeito amarelado e dura até 1 ano.

Essa iluminação é mais barata que os demais, no entanto não é eficiente. Para você ter uma noção, apenas 5% da energia consumida por uma lâmpada incandescente é transformada em luz, o restante é emitido em forma de calor.

Por essa razão, desde 2016 as lâmpadas incandescentes foram eliminadas do mercado brasileiro. Então, se você ainda tem uma lâmpada deste tipo em sua casa, é recomendável trocar por algum dos modelos abaixo.

Lâmpada fluorescente

As lâmpadas fluorescentes consomem um quarto a menos de energia do que as incandescentes e duram 10 vezes mais. O modelo mais tradicional dessa lâmpada é nas cor branco frio, mas também já existem alguns modelos que emitem uma luz amarelada, similar às lâmpadas incandescentes.

Essas luzes são classificadas de acordo com o formato da lâmpada. O modelo tubular é caracterizado por longos tubos cilíndricos de vidro, bastante utilizado em comércios e fábricas.

Já as lâmpadas fluorescentes compactas são menores e por isso são indicadas para uso residencial. Elas podem ser usadas em qualquer ambiente da casa, desde a iluminação geral até para uso decorativo em uma luminária, abajur ou arandela, por exemplo.

Lâmpada de LED

As lâmpadas de LED (Diodo emissor de luz) são as mais eficientes em termos energéticos do que outros tipos de lâmpadas. Embora o preço seja mais alto, essas lâmpadas têm uma vida útil bem longa, podendo durar até 60 mil horas de utilização.

Existem lâmpadas de LED em várias opções que abrangem uma variedade de cores, inclusive o branco frio e o branco quente.

Essas luzes podem ser utilizadas na iluminação geral de qualquer ambiente da casa ou na iluminação de destaque, em spots, arandelas, luminárias e iluminação de fachadas.

Flávio Lima Arquitetura

Lâmpada halógena

As lâmpadas de halógeno são uma variação mais econômica das luzes incandescentes, mas ainda consomem mais energia do que as fluorescentes e as de LED.

A luz emitida pela lâmpada halógena se aproxima da luz natural do dia e, por isso, elas são utilizadas principalmente na iluminação embutida, sob armários e pendentes. Se for utilizar esse tipo de lâmpada, é preciso tomar cuidado pois elas ficam extremamente quentes, tornando um risco de incêndio em determinadas áreas.

Lâmpada de filamento

O design retrô e os filamentos que formam diversos desenhos dentro do bulbo de vidro são o que mais chamam a atenção nas lâmpadas de filamento de carbono. Elas são bastante utilizadas em luminárias, lustres e pendentes e, por si só, transformam a decoração do local.

No entanto, as lâmpadas de filamento consomem bastante energia elétrica e, por isso, não devem ser usadas como iluminação principal de um ambiente, apenas com um toque decorativo.

Veja também: Veja como uma boa iluminação pode trazer bem estar aos ambientes – Entenda Antes!

Lâmpada UV Germicida

A lâmpada UV Germicida tem alto rendimento de radiação e a sua principal finalidade é a esterilização de ambientes, água, ar, superfícies, áreas médicas, indústrias farmacêuticas e alimentícias. Por isso, elas não são indicadas para uso residencial.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você diferenciar os tipos de lâmpadas e escolher o modelo ideal de acordo com o uso em sua casa.

A Ótima Iluminação atende diversas regiões do Brasil, especializados em iluminação podem assessorar e orientar para a melhor escolhe. Acesse aqui.

 

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *