Quais plantas usar no jardim vertical? Entenda Antes!

O jardim vertical é uma das tendências mais quentes no mundo do paisagismo e nada mais é do que o cultivo de plantas em uma parede ou estrutura vertical.

Esse tipo de jardim cria uma nova atmosfera para o ambiente, adicionando um toque de cor e natureza ao espaço.

A versatilidade do jardim vertical é um dos seus principais pontos positivos: é possível fazer um jardim vertical em uma área externa ou interna, em casas ou apartamentos, em ambientes grandes ou pequenos.

Acompanhe nossas dicas e sugestões de plantas que você pode incluir no jardim vertical da sua casa e transformar aquela parede branca e sem graça!

Cuidados com o jardim vertical

CONCRETIZZE – Arquitetura e Interiores

Um jardim vertical possui características específicas e algumas restrições em relação às espécies de plantas. Por isso, há uma série de coisas que você precisa pensar antes de plantar sua própria parede vertical, incluindo:

  • Plantas com raízes longas ou agressivas não se adaptam à esse tipo de jardim pois, além de não terem espaço suficiente para crescer, as plantas podem danificar a estrutura que suporta as plantas;
  • Prefira plantas perenes para não precisar fazer manutenção constante;
  • As condições de ventilação e iluminação que chega até o jardim vertical precisam ser consideradas antes de escolher as espécies;
  • Também considere a disponibilidade de água no local e frequência que as plantas podem ser irrigadas.

Veja também: Descubra como cuidar do seu Jardim de uma forma fácil para sempre mantê-lo bonito. Entenda Antes!

Quais plantas usar no jardim vertical?

Agora que você já sabe as características e cuidados que precisa ter com um jardim vertical, confira algumas sugestões de plantas para usar em casa:

Samambaia

As samambaias são uma das plantas preferidas para jardins com iluminação meia-sombra. Essas plantas resistem bem à umidade e se adaptam à diversas condições.

Você pode posicionar as samambaias nas bordas do jardim vertical ou espalhadas por toda parte, elas criarão um efeito de cascata com aparência exuberante e suave à sua parede.

Cléia Thomazini

Bromélia

A maioria das bromélias têm raízes superficiais e precisam de pouco espaço para crescer, o que as torna plantas ideais para jardins verticais. Elas são de fácil manutenção e se adaptam bem à sombra. As folhas coloridas e flores duradouras proporciona muito mais cor e vida a qualquer espaço.

Jiboia

A jiboia é uma planta trepadeira que, se for bem cuidada, pode chegar até 12 metros de comprimento. É uma das plantas internas mais tolerantes, sobrevivendo bem em ambientes com luz difusa, meia-sombra o sol pleno.

As folhas verdes e brilhantes da jiboia são muito atraentes, mas é preciso mantê-las fora do alcance de animais de estimação, pois é uma planta tóxica.

Flor-batom

Essa planta recebe esse nome por causa dos botões floridos vermelhos que se destacam entre a folhagem verde. A flor-batom cresce em cascata e, por isso, precisa de espaço para crescer e derramar suas folhas e flores no jardim vertical.

Esse tipo de planta prefere um ambiente quente e úmido e deve ser cultivada sob meia sombra ou protegida do sol direto.

Suculentas

As suculentas são bastante utilizadas em jardins verticais por causa da sua incrível adaptação à diversos ambientes, resistência à mudanças de temperaturas e variações climáticas. Então, se você não tem muitas habilidades com jardinagem, as suculentas podem ser uma ótima forma de começar seu jardim vertical.

Além de tudo isso, as suculentas chamam a atenção por sua beleza e variedade de tipos. Para um jardim vertical você pode considerar plantas como colar-de-pérolas, echeveria, crassula e sedum.

Véu-de-noiva

O véu-de-noiva é uma planta bastante utilizada em jardins verticais para criar uma atmosfera tropical. Suas folhas verde-escuras com pequenas flores brancas se assemelham à pérolas, por isso seu nome popular.

Essa planta é ideal para ambientes internos com boa ventilação ou meia-sombra pois sua folhagem não resiste ao sol.

Temperos e ervas

Além de ter um jardim vertical para dar um toque de natureza em sua casa, você pode criar uma mini-horta com temperos e ervas. Essa é uma opção prática para quem gosta de cozinhar, afinal, é possível colher os temperos fresquinhos. Você pode cultivar hortelã, orégano, cebolinha, pimenta, manjericão, salsa, entre outros.

Veja também: 6 Estilos de decoração para Jardins. Entenda Antes!

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *