Os segredos de um portfólio de arquitetura e interiores de alto impacto – Dicas exclusivas

A forma mais poderosa que um profissional do segmento de arquitetura e decoração pode ter para expor seus trabalhos e mostrar suas habilidades é montando um belo portfólio, então, aproveite essas dicas e saia na frente de seus concorrentes!!

Não importa se você é um profissional experiente ou um recém-formado em arquitetura, um portfólio de projetos bem elaborado é essencial para mostrar seu estilo, talento e a qualidade dos seus trabalhos para os seus clientes em potencial. Um portfólio de arquitetura é o seu cartão de visita, sua marca profissional.

Se você não sabe por onde começar para elaborar o seu portfólio, nós damos as dicas para que você monte um maravilhoso e irresistível portfólio de arquitetura. Confira!

Por que fazer um portfólio de projetos?

como-criar-um-portfolio-de-arquitetura

O portfólio de projetos de arquitetura é como uma vitrine, onde você exibe seus melhores projetos. É a melhor maneira para um cliente em potencial conhecer seu trabalho e decidir se você pode oferecer o que ele precisa e deseja.

Um bom portfólio de arquitetura deve exibir as características e identidade dos seus trabalhos profissionais. Trazer uma amostra dos principais conceitos e princípios adotados por você como arquiteto.
Além dessas informações, deve trazer também um currículo onde conste sua formação e a experiência profissional, e, é claro, uma seleção dos seus melhores projetos desenvolvidos.

Como montar seu portfólio de arquitetura?

Um portfólio de arquitetura revela como você pensa, sua atitude e quem você é. Por isso que, ao criar seu portfólio de arquitetura, vale a pena seguir as dicas a seguir.

como-criar-um-portfolio-de-arquitetura

1. A apresentação do portfólio é tão importante quanto o conteúdo dele.

Na hora de montar seu portfólio tome muito cuidado com a programação visual. Escolha um estilo minimalista, evite a desordem e mostre, de maneira clara, que seu trabalho é profissional e muito sério.

Escreva textos breves e diretos com as intenções e os contextos dos projetos, tentando não ultrapassar o limite de 140 caracteres. E tenha muito cuidado com os erros de ortografia. Priorize as apresentações visuais dos projetos. Inclua fotos, imagens em 3D, plantas, cortes, maquetes, etc.

2. Mostre o seu melhor.

como-criar-um-portfolio-de-arquitetura

Talvez você goste e sinta orgulho de todos os seus trabalhos, porém, na hora de montar seu portfólio de arquitetura, você precisa ter bom-senso e escolher os trabalhos que são realmente relevantes. Pense em você como um juiz, sentado na frente de seus últimos projetos, com a missão de escolher os dez melhores.

Escolha aqueles que tiveram excelentes resultados, que foram os mais elogiados, mas sobretudo, escolha aqueles em que você teve mais satisfação em trabalhar. Assim, ao falar deles, você demonstrará muito entusiasmo e paixão pela sua profissão. E isso pode ser essencial para a conquista de um cliente.

Atenção! Projetos excelentes junto com projetos medianos fará com o que o seu trabalho excelente acabe parecendo mediano.

A ordem de apresentação é muito importante. Uma boa dica é começar pelo segundo melhor de todos e em seguida coloque os outros em ordem crescente de qualidade até o melhor de todos, a sua obra-prima de arquitetura. Desta maneira, a última impressão para o cliente será a melhor de todas.

Outro cuidado que você precisa ter é de manter seu portfólio sempre atualizado com seus mais recentes projetos. Mas, se não for possível, é recomendado que a atualização aconteça sempre ao final de cada ano no mínimo.

3. Um portfólio para cada ocasião.

Não, você não vai fazer um portfólio de arquitetura diferente para cada ocasião. Isso seria completamente inviável. A ideia aqui é criar diferenças pequenas e estratégicas que façam com que seu portfólio se aproxime do perfil de cada cliente.

Portanto, analise o perfil do seu cliente, entenda sua cultura e o seu sonho. C esses dados, monte algo a partir do que você já tem em seu portfólio, acrescentando algo especial que, na sua opinião, chamará a atenção do cliente para o seu trabalho.

Por fim, o segredo é: transmita confiança em sua apresentação.

Gostou do post? Então não deixe de acompanhar nosso site com dicas de arquitetura, paisagismo, decoração e iluminação.

Ah, você também pode pedir um conteúdo específico nos comentários, estamos sempre abertos a sugestões!

Entenda Antes de fazer! 

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

(4) Comentários

Deixe seu comentário