Os segredos de um portfólio de arquitetura e interiores bem-feito – Dicas exclusivas

Tempo de leitura: 5 minutos

Portfólio de Arquitetura e Interiores.

A forma mais poderosa que um profissional do segmento de arquitetura e decoração pode ter para expor seus trabalhos e mostrar suas habilidades é montando um belo portfólio, então, aproveite essas dicas e saia na frente de seus concorrentes!!

Não importa se você é um profissional experiente ou um recém-formado em arquitetura, um portfólio de projetos bem elaborado é essencial para mostrar seu estilo, talento e a qualidade dos seus trabalhos para os seus clientes em potencial. Um portfólio de arquitetura é o seu cartão de visita, sua marca profissional.

Se você não sabe por onde começar para elaborar o seu portfólio, nós damos as dicas para que você monte um maravilhoso e irresistível portfólio de arquitetura. Confira!

Por que fazer um portfólio de projetos?

como-criar-um-portfolio-de-arquitetura

O portfólio de projetos de arquitetura é como uma vitrine, onde você exibe seus melhores projetos. É a melhor maneira para um cliente em potencial conhecer seu trabalho e decidir se você pode oferecer o que ele precisa e deseja.

Um bom portfólio de arquitetura deve exibir as características e identidade dos seus trabalhos profissionais. Trazer uma amostra dos principais conceitos e princípios adotados por você como arquiteto.
Além dessas informações, deve trazer também um currículo onde conste sua formação e a experiência profissional, e, é claro, uma seleção dos seus melhores projetos desenvolvidos.

Vamos juntos ao topo?

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente dicas sobre empreendedorismo e marketing para profissionais do segmento de arquitetura e designer de interiores!>

Como montar seu portfólio de arquitetura?

Um portfólio de arquitetura revela como você pensa, sua atitude e quem você é. Por isso que, ao criar seu portfólio de arquitetura, vale a pena seguir as dicas a seguir.

como-criar-um-portfolio-de-arquitetura

1. A apresentação do portfólio é tão importante quanto o conteúdo dele.

Na hora de montar seu portfólio tome muito cuidado com a programação visual. Escolha um estilo minimalista, evite a desordem e mostre, de maneira clara, que seu trabalho é profissional e muito sério.
Evite longas descrições de projetos, pois dificilmente alguém irá ler tudo.

Escreva textos breves e diretos com as intenções e os contextos dos projetos, tentando não ultrapassar o limite de 140 caracteres. E tenha muito cuidado com os erros de ortografia.
Priorize as apresentações visuais dos projetos. Inclua fotos, imagens em 3D, plantas, cortes, maquetes, etc.

2. Mostre o seu melhor.

como-criar-um-portfolio-de-arquitetura

Talvez você goste e sinta orgulho de todos os seus trabalhos, o que é perfeitamente normal. Porém, na hora de montar seu portfólio de arquitetura, você precisa ter bom-senso e escolher os trabalhos que são realmente relevantes. Pense em você como um juiz, sentado na frente de seus últimos projetos, com a missão de escolher os dez melhores.

Escolha aqueles que tiveram excelentes resultados, que foram os mais elogiados, mas sobretudo, escolha aqueles em que você teve mais satisfação em trabalhar. Assim, ao falar deles, você demonstrará muito entusiasmo e paixão pela sua profissão. E isso pode ser essencial para a conquista de um cliente.

Atenção! Projetos excelentes junto com projetos medianos fará com o que o seu trabalho excelente acabe parecendo mediano.

A ordem de apresentação é muito importante. Uma boa dica é começar pelo segundo melhor de todos e em seguida coloque os outros em ordem crescente de qualidade até o melhor de todos, a sua obra-prima de arquitetura. Desta maneira, a última impressão para o cliente será a melhor de todas.

Outro cuidado que você precisa ter é de manter seu portfólio sempre atualizado com seus mais recentes projetos. Mas, se não for possível, é recomendado que a atualização aconteça sempre ao final de cada ano no mínimo.

3. Um portfólio para cada ocasião.

Não, você não vai fazer um portfólio de arquitetura diferente para cada ocasião. Isso seria completamente inviável. A ideia aqui é criar diferenças pequenas e estratégicas que façam com que seu portfólio se aproxime do perfil de cada cliente.

Portanto, analise o negócio do cliente ou o próprio cliente, entenda sua cultura e missão. Aí, com esses dados, monte algo a partir do que você já tem em seu portfólio, acrescentando algo especial que, na sua opinião, chamará a atenção do cliente para o seu trabalho.

4. Não se esqueça do currículo.

É importante incluir no seu portfólio, seja ele impresso ou online, o seu currículo. E no currículo deve constar a faculdade onde você estudou, os cursos que fez, títulos e premiações.
Deve constar ainda a cidade onde mora, as línguas que fala, os softwares que domina. Número de RG, CPF, estado civil, endereço pessoal e afins são dados irrelevantes e não precisam ser incluídos.

5. Diga sempre a verdade.

Não precisava nem estar aqui, mas não custa avisar: nunca, em hipótese alguma, invente ou exagere sobre algum trabalho ou fato em seu currículo ou portfólio.

Como se sabe, a mentira tem perna curta e, quando descoberta, pode acabar com sua reputação profissional. Só coloque em seu portfólio ou currículo trabalhos que você realmente tenha realizado ou participado. Outro ponto importante é citar se determinado projeto teve a colaboração de parceiros, não omita suas parcerias.

Qual o segredo para que seu portfólio seja irresistível e conquiste clientes?

como-criar-um-portfolio-de-arquitetura

Inove na hora de montar um portfólio de arquitetura. Surpreenda seu cliente em potencial.
Seu cliente pode ser conquistado não só com o projeto que você fez, mas com a apresentação do que ele viu.

Não tenha medo de mostrar toda sua personalidade na apresentação dos seus trabalhos. Seja único e faça seu cliente perceber que você é o arquiteto que ele estava procurando para dar vida aos seus desejos e necessidades.

Gostou do post? Então não deixe de acompanhar nosso site com dicas de arquitetura, paisagismo, decoração e iluminação.

Ah, você também pode pedir um conteúdo específico nos comentários, estamos sempre abertos a sugestões!

Entenda Antes de fazer! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *