Por que você deve contratar um arquiteto? Veja aqui 5 brilhantes vantagens

Tempo de leitura: 5 minutos

Você já deve ter se perguntado: Por que devo contratar um arquiteto? Entenda Antes!

Arquiteto

Contratar um arquiteto não é um luxo e sim uma necessidade, então eu te pergunto: Você confiaria seu maior sonho nas mãos de alguém que não seja um profissional?

O arquiteto é um profissional que está sempre ligado em novas tendências estéticas, novas técnicas, processos construtivos.

Também em novos lançamentos de materiais que o mercado oferece, assim, podendo te auxiliar de forma mais clara e econômica.

Sua obra não é apenas um projeto, e sim, um sonho se tornando realidade, o sonho da casa própria ou o sonho daquele ponto comercial tão planejado e desejado.

Você não irá querer que esse sonho se torne um pesadelo, te deixando de cabeça quente, sem saber o que fazer para resolver os mais variados problemas que podem surgir em uma obra. E vamos combinar, não são poucos!

Nesse artigo você irá descobrir porque deve contratar um bom arquiteto e suas vantagens. Confira a seguir… 

O arquiteto é a pessoa que orienta, planeja e projeta de acordo com a situação do terreno, com o estilo de vida do cliente, sempre otimizando espaços e custos da obra.

Veja também: Construir ou comprar? Qual a melhor opção para você! 

Entenda em qual fase do projeto você deve contratar um arquiteto.

arquitetura

  • Estudo de viabilidade

Então você decidiu que irá construir uma casa, ou um prédio, ou qualquer outra edificação. Primeira coisa que você precisa é de um terreno. Você já tem o terreno ou pretende comprar um?

É muito importante já se pensar em contratar um arquiteto logo nessa etapa do projeto. Assim, o arquiteto já esclarecerá todas as suas dúvidas.

  • O terreno comportará a edificação que você pretende construir?
  • Quantos metros quadrados a legislação permite você construir?
  • Qual a altura máxima você pode atingir com sua edificação?

Em caso do terreno ter grandes desníveis, o profissional pode te falar o quanto de aterro ou escavação você precisará fazer, isso pode influenciar muito na sua escolha e principalmente em seu orçamento.

Entendendo suas ideias e tornando seu sonho em realidade.

sonho da casa própria

  • Programa de necessidades

Esse é um documento elaborado pelo arquiteto, em uma ou várias entrevistas. Onde você descreverá como pretende que seu projeto seja elaborado e qual orçamento disponível para investir no imóvel.

Por exemplo: Uma casa com três quartos, uma suíte, copa, cozinha, dois banheiros, sala de TV, sala de espera, piscina, churrasqueira, garagem para três carros e etc…

Entre reuniões, o arquiteto irá colhendo informações das pessoas que utilizarão a casa, especulando e debatendo suas ideias, desejos, hábitos e gostos.

Assim, juntando todas essas informações, irá desenvolver seu projeto da melhor forma possível, suprindo todas necessidades da sua família e mantendo seu orçamento.

  • Estudo preliminar

    contratar um arquiteto

Nessa etapa, todos esses índices, números, volumes e desejos levantados, se transformam em projeto arquitetônico preliminar.

Ele comporta as plantas básicas e algumas perspectivas 3D.  O propósito do estudo preliminar é você ver se aquele projeto apresentado é o que você realmente quer.

O arquiteto te apresenta várias opções para que você escolha a melhor forma que se encaixa no estilo de vida da família.

  • Mão na obra

    contratar um arquiteto

Ok, você escolheu como irá querer sua casa.

Você e sua família já transmitiram todas suas vontades, desejos e sonhos, agora é a hora do arquiteto fazer o seu trabalho.

Trabalhar os ambientes, encaixando-os da melhor maneira possível, para que seu projeto fique esteticamente bonito e funcional, sempre visando os mais importantes fatores para um bom projeto.

São eles: Boa ventilação, insolação, claridade, conforto acústico, térmico, acessibilidade e sustentabilidade.

Confira aqui as 5 brilhantes vantagens de se contratar um arquiteto.

1.Sustentabilidade e valorização da obra.

Como já dito nesse artigo, você terá uma obra mais sustentável, assim colaborando com o meio ambiente.

O arquiteto tem uma formação única que o habilita a unir criatividade, técnica, funcionalidade e estética, contribuindo com a valorização do seu imóvel.

2.Construir com segurança.

O investimento de um imóvel necessita de um bom orçamento, assim uma obra feita sob orientação de um arquiteto torna seu investimento seguro, pois oferece menores riscos e propensão a erros e perda de tempo.

3.Economia

Contratar um arquiteto pode custar de 10 a 20% do valor da obra, porém varia de local para local, isso com certeza não é um gasto e sim um investimento com retorno imediato e também uma ótima recompensa à longo prazo, com a valorização do imóvel como citado acima.

Você também terá uma grande economia de materiais, já que o arquiteto poderá te auxiliar nos melhores custo beneficio que o mercado oferece.

4. Beleza x funcionalidade

Esses na maioria das vezes são os pontos mais almejados por clientes, quem não quer ter uma casa linda e com ótima funcionalidade, e nisso o arquiteto é altamente capacitado em fazer.

5. Sem preocupações ou stress

São inúmeras as preocupações e stress que uma obra pode trazer:

  • A parte burocrática da papelada;
  • A documentação para prefeitura;
  • A escolha certa de cada material;
  • Entre várias outras coisas que necessitam de um cuidado especial.

Por isso que nós do Entenda Antes aconselhamos você a contratar um bom arquiteto, é interessante você se identificar com o estilo que o arquiteto projeta, assim seu imóvel pode ficar ainda melhor do que você tanto sonhou!

Ficou alguma dúvida? Deixe sua pergunta e opinião nos comentários.

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos e vamos juntos colaborar com a realização de sonhos bem projetados!

4 Comentários


    1. Olá Ricardo, muito prazer!
      Fico feliz em poder ajudar, se precisar de algo estamos aqui!

      Responder

  1. Prezado Thiago,
    Muito feliz o seu artigo sobre a “contratação de um arquiteto”.Também sou arquiteto .Temos aqui em nossa cidade (Carmo do Rio Claro-MG) um grupo de arquitetos(as) preocupados em divulgar o trabalho do arquiteto e a sua diferença com a engenharia civil.Parece que o CAU,neste sentido, está se tornando outro CREA.
    Neste sentido peço sua autorização para fazer uso de seu artigo,em peça publicitária sobre o tema aqui em nossa cidade.Peço também sua autorização para adequar a linguagem de acordo com as caracteristicas de entendimento das pessoas de nossa região.
    Novamente os meus parabéns pelo texto.Aguardo sua manifestação.
    Abraço.

    Responder

    1. Olá Normando, fico muito feliz por seu comentário, irei te mandar um email para esclarecermos o uso do artigo.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *