Grandes nomes da arquitetura: Frank Lloyd Wright

Continuando nossa série sobre grandes nomes da arquitetura, conheça agora um pouco da vida e obra do arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright, um dos nomes mais marcantes do século XX da arquitetura e design. Boa leitura!

A vida de Frank Lloyd Wrigt

frank lloyd

Criador de conceitos e profissional futurista para a época, Frank Lloyd Wright nasceu em Richland Center em 1867 e faleceu em Phoenix em 1959, aos 92 anos de idade.

De família simples e filho de professores, Frank Lloyd Wright iniciou sua carreira como arquiteto em 1887, após estudo na renomada Universidade do Wisconsin-Madison. Mudou-se para Chicago e começou a trabalhar no escritório do também arquiteto Joseph Lyman Silsbee. Posteriormente, passou a trabalhar na famosa e respeitada empresa Adler & Sullivan, uma das pioneiras na construção de arranha-céus.

No entanto, foram os projetos residenciais criados por ele, em seu próprio escritório, os grandes responsáveis pelo seu sucesso profissional. Juntamente com criativos, projetistas e arquitetos, projetou e executou cerca de 50 casas em estilo integrado. Estilo que o tornaria mundialmente conhecido.

Em 1991, o American Institute of Architects conferiu uma homenagem póstuma a ele, dando-lhe o título de “Maior arquiteto americano de todos os tempos”.

A arquitetura de Frank Lloyd Wright

Essa é a Emil Bach House, feita por Frank Lloyd Wright

Escritor, professor, desenhista e um quase engenheiro civil, já que desistiu do curso no final, Wright é considerado um ícone da chamada Arquitetura Orgânica.

Sua obra inclui exemplos originais e inovadores de edifícios diversos: residências, escritórios, templos, escolas, hotéis e museus. Tinha o costume de detalhar também os elementos das áreas internas das suas construções, como vitrais e mobílias.

Durante sua carreira, foi responsável por mais de mil projetos. Projetos que influenciaram a arquitetura moderna das décadas de 10 a 50, provando sua importância até hoje.

Frank Lloyd Wright esteve no Brasil em 1931 e influenciou a obra de muitos arquitetos brasileiros, entre eles Rino Levi e Villanova Artigas.

A Arquitetura Orgânica

A Arquitetura Orgânica foi uma das escolas da arquitetura moderna e seu maior representante foi Wright. Seus projetos tinham como base a individualidade e focavam a integração dos espaços internos com a natureza e o ambiente ao redor. A escola pregava que tudo deveria ser adaptado ao local e ao homem.

A Arquitetura Orgânica era uma contraposição ao Estilo Internacional Europeu, uma escola de arquitetura funcionalista e de grande rigidez.

Frank Lloyd Wright dizia que a casa deveria ser considerada um organismo vivo, pois exerce grande influência sobre as pessoas que nela vivem. Assim, as casas precisam ser bem planejadas para atender às necessidades e peculiaridades dos indivíduos.

frank lloyd
Essa é a B. Harley Bradley House, feita por Frank Lloyd Wright

Veja também: Grandes nomes da arquitetura: Arquiteto surrealista Santiago Calatrava.

Principais características da arquitetura de Frank Lloyd Wright

frank lloyd
Essa é a Meyer Mey House de Frank Lloyd Wright
  • Integração da construção à paisagem: projetos individuais, desenvolvidos exclusivamente para cada cliente e local;
  • Arquitetura assimétrica: de acordo com os princípios da natureza;
  • Linhas horizontais: para transmitirem tranquilidade;
  • Materiais rústicos em contraste com materiais frágeis: pedra e vidro, por exemplo;
  • Uso de materiais brutos com materiais tecnológicos: madeira, pedra e tijolo com aço e vidro.

Principais obras de Frank Lloyd Wright

  1. Prairie Houses

De 1901 a 1917 produziu as residências conhecidas como Prairie Houses. Essas casas são um grande marco da sua atuação. Ficaram famosas por se misturarem e complementarem a paisagem ao seu redor. Têm como características a eliminação das paredes, aplicação de materiais rústicos, uso de estruturas horizontais, baixas, simples e limpas, com telhados curvos e chaminés ocultas.

frank lloyd

  1. Westcott House

Casa considerada patrimônio histórico dos EUA. É resultado da sua admiração pela arte japonesa. A casa foi criada com traços modernos e orientais, como a enorme pérgula de 30 metros e as treliças de madeira.

frank lloyd

  1. Falling Water House

Foi considerada, pela Revista Time, a obra-prima da Wrigth. É também sua obra mais conhecida mundialmente devido ao projeto arrojado. A casa foi edificada e integrada ao curso d’água que passa pela propriedade, em meio às pedras e vegetação.

Hoje, a antiga residência da família Kaufman, é um dos mais importantes museus da Pensilvânia, e encanta todos que a conhecem por seu clima contemporâneo e ao mesmo tempo bucólico.

frank lloyd

  1. Taliesin East – Spring Green, Wisconsin

A casa foi construída no alto de um monte, o favorito de Wright na infância. Voltada totalmente para as ideias da arquitetura Orgânica: as pedras calcário local foram utilizadas na construção das chaminés e fundações e a areia do Rio Wisconsin foi misturada ao estuque das paredes.

Spring Green, Wisconsin

A Fundação Frank Lloyd Wright mantém sua sede nesta residência, guardando todo o legado e história do arquiteto.

  1. Museu Guggenheim

A sede do Museu Solomon R. Guggenheim, em Nova York, em frente ao Central Park, foi um marco na arquitetura dos museus.

Na obra, Wright procurou privilegiar um design com formas geométricas puras e orgânicas com rampas espiraladas. A fachada do museu é extremamente arrojada e impressiona até hoje.

frank lloyd

O museu contém obras importantes de Picasso, Kandinsky, Monet, Katherine S. Dreier e Van Gogh.

Frases mais famosas de Wright

Ao longo de sua vida Frank Lloyd Wright inspirou muitas pessoas, sejam elas arquitetos, engenheiros, estudantes, todo os tipos de pessoas possíveis, porque seu modo de pensar além de culto, era a frente da época.

Torne-se um profissional melhor, vamos te ajudar!

Insira o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente dicas sobre empreendedorismo e marketing para profissionais do segmento de arquitetura, designer de interiores e engenharia! >

Veja também: Grandes nomes da arquitetura: Paulo Mendes da Rocha.

O Entenda Antes fez uma coletânea com 7 frases faladas pelo mesmo:

  1. Elas nos incentivavam:

frank lloyd

2. Algumas até pareciam as famosas “indiretas”:

frank lloyd

3. Suas frases nos faziam repensar nossa posição sobre as coisas:

frank lloyd

4. Umas eram meio complicadas de entender, mas ainda assim faziam sentido:

frank lloyd

5. Outras mostravam o “óbvio”:

frank lloyd

6. Wright inspirava as pessoas a serem melhores:

frank lloyd

7. E por fim, revelava o quão importante era a arquitetura em nossa vida:

frank lloyd

Veja também: Você precisa saber quais são os principais fatores que destroem os lucros de um arquiteto e como evitá-los

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *