Papel de parede 3D – Você irá se surpreender!

Tempo de leitura: 8 minutos

Papel de parede 3D – Decorar nunca foi tão fácil, transforme o ambiente de sua casa!

Quem aqui não deseja deixar um ambiente com um aspecto único e lindo sem fazer grandes reformas?

Se cansou do visual de sempre e quer dar um up no ambiente?

Papel de parede é perfeito para repaginar e transformar um cômodo.

Os papéis de parede já existem há muito tempo, mas ultimamente estão em alta na decoração.

Papéis de parede que incorporam novas tecnologias, estão ainda mais práticos e bonitos.

Efeitos 3D, texturas brilhosas, resistência à água, durabilidade, entre outras novidades, tornam esse material ainda mais versátil na decoração.

Além de ser super fácil e rápida a aplicação, causam um efeito de deixar qualquer um impressionado! 

Se você está a procura de algo fácil e rápido, essa pode ser a melhor opção.

Na NovoPiso Decorações você encontra papéis de parede 3D e os tradicionais. Uma loja indica pela Entenda Antes. Acesse sua página aqui, solicite um orçamento.

Entenda Antes de fazer! 

Veja também: Pisos que imitam madeira – Não erre na escolha. Se inspire com mais de 26 exemplos.

Papéis de parede, quais são os tipos?

Esses são os 3 principais tipos:

1-Vinílico: Resistente a luz e a umidade, esse papel de parede é feito em PVC. É a escolha certa para ambientes mais úmidos, tem alta resistência e durabilidade além da facilidade na limpeza; 

2-Tradicional: Composto de celulose, esse papel é recomendado para ambientes secos e não permite ser lavado, sua limpeza pode ser feita apenas com um pano úmido;

2-TNT: Sua característica é de imitar um tecido, assim, não é recomendado para áreas úmidas, sua limpeza pode ser feita com detergente neutro.  

Como vimos, cada um possui suas características e recomendações de uso, no que se refere a aplicação, eles também possuem diferentes maneiras, alguns já vem com a cola, que são chamados de autocolantes (como se fosse um adesivo mesmo) e outros é necessário a aplicação de cola na parede.

Fique atento que ao decorrer do artigo iremos te passar dicas de como aplicar o papel de parede! 

Veja também: Modelos de lustres e pendentes – Não erre na escolha! 35 modelos para você se inspirar.

Papel de parede 3D, o que é isso?

O papel de parede 3D ou tridimensional, criam uma ilusão ótica, onde não é necessário possuir textura ou relevo para se ter essa aparência de profundidade.

Os principais modelos 3D são os geométricos e as imagens realistas.

Os modelos geométricos, muitas vezes usam a cor cinza, pois realça seu efeito de profundidade, e vale lembrar que a cor cinza é um coringa para decoração, ela passa um aspecto mais contemporâneo e faz combinação com a maioria das cores.

Veja também: Forro de gesso e sancas: 44 modelos para você se inspirar e transformar o ambiente de sua casa!

Qual modelo escolher?

Isso irá depender do seu gosto, mas existem alguns cuidados a serem tomados para você não carregar o ambiente deixando-o pesado visualmente.

Papel de parede 3D Imagens realistas – Se você optar por imagens na decoração, o que é muito legal e diferente, o ideal é utilizar apenas em uma parede, ela irá ser o ponto de atenção na decoração.

Papel de parede 3D geométricos – Esse tipo não é tão impactante quanto imagens, você pode escolher entre cores mais neutras e claras e aplicar em duas ou mais paredes. Porém, caso escolha um papel com cores mais vibrantes e intensas, utilize apenas em uma parede, assim não causará um desconforto visual ou carregar o ambiente.

  • Para garantir harmonia e aconchego visual, não misture diferentes tipos de desenhos geométricos e cores muito fortes em duas ou mais paredes.

Em quais paredes devo aplicar?

Sala de TV –  O ideal é aplicar na parede onde será instalado o painel de TV ou então na parede de frente para TV, no caso atrás do sofá. Mas você também pode aplicar no teto, que fica muito legal e não carrega o ambiente.

Quarto – Aplique na parede onde ficará a cabeceira da cama, assim você evitaria tirar atenção dos demais objetos de decoração e nem da cama. Outro local muito bacana para aplicação é no teto, você pode pensar em algo como: céu com nuvens, uma projeção embaixo do mar, ou até mesmo galáxias, ficam surpreendentes.

Cozinha – Na cozinha você pode aplicar uma faixa do papel de parede na parede da pia, lembre-se de utilizar o material vinílico, que é resistente a água. Ou então caso sua cozinha possua bancada, é uma ótima ideia aplicar o papel de parede nela.

Banheiro – Como se trata de uma área molhada também, utilize o material vinílico. Você pode aplicar na parede da porta juntamente com a da pia, ou sanitário, isso irá depender da disposição do banheiro. Como se trata de uma área molhada, você pode se aventurar nas profundezas do mar, o que acha?

Outros ambientes – Os papeis de paredes podem ser instalado em qualquer cômodo ou cantinho da casa.
Escolher lugares inesperados para aplicá-lo vai valorizar o ambiente e chamar atenção para cantos que poderiam passar despercebidos.

Você pode pensar em locais como: Corredores, varandas, paredes próximas a escadarias e até mesmo no espelho dos degraus da escada.

Fica surpreende, você não acha? Mas calma que tem muito mais para você!

Veja também: Poltronas decorativas – 80 ideias para você não errar na decoração!

Está gostando do artigo e quer receber todas nossas atualizações e conteúdos exclusivos em sua caixa de e-mail? Assine já, é gratuito e não enviamos spam, fique tranquilo!

Fique atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do Entenda Antes!>

 Já vimos os tipos e onde aplicar, agora vamos aprender como se aplica o papel de parede?

Como vimos, existem papéis que necessitam passar cola na parede e outros são autocolantes. Os autocolantes são mais práticos e não fazem sujeira na hora da aplicação. Por isso aconselhamos a compra desse modelo.

Caso a parede que irá receber o papel tenha alguma textura ou cerâmica, fica um pouco mais complicado, pois é necessário retirar esses revestimentos.

Antes de aplicar o papel, certifique-se que a parede esteja totalmente lisa, se a pintura estiver ruim o ideal é refazer a pintura.

Para isso é melhor contratar um pintor, assim ele fará todos os procedimentos necessários, lixar, passar massa corrida e por fim pintar, deixando totalmente lisa e pronta para receber o papel.

Após tudo certo com a parede, o primeiro passo é medir exatamente o seu tamanho, para fazer a compra do papel.

  • Importante: Os papéis de parede 3D de imagens geralmente são feitos sob medida, mas eles não vem em uma peça única, e sim em faixas, a largura irá depender de cada fabricante, mas na maioria dos casos sua largura é de 1,20 x tamanho do pé-direito (altura da parede).
  • Fique tranquilo que não ficará marcado na junção das faixas (Só se você colar torto).

Após ter feito o pedido do papel no tamanho da parede, desenrole as faixas deixe-as esticadas para ficar lisa, após perceber que a faixa não está se enrolando novamente, é hora de colocar a mão na massa.

Primeiro passo é colocar o papel na parede, fazendo uma simulação de como irá ficar, assim você já confere onde cada faixa será aplicada e confirma se está tudo ok.

Depois de tudo conferido, descole apenas um pedaço de cima do papel de proteção que protege o adesivo do papel de parede, comece a instalar sempre de cima para baixo.

Cole a parte de cima bem rente ao forro, utilize uma espátula de silicone ou então, um rodinho de pia, para ir passando no papel e eliminando as bolhas.

Vá retirando o papel de proteção do adesivo conforme for colando na parede. E repita esse procedimento nas outras faixas.

Na próxima faixa, antes de tirar o papel protetor do adesivo, coloque no local para verificar onde será o encaixe da faixa. Repita esse procedimento nas outras faixas.

Viu como é muito simples?

Fiz uma seleção muito legal de exemplos e modelos de papel de parede 3D, com vários estilos, alguns com imagens realistas outros geométricos e também alguns que imitam pedras e outros revestimentos, para você ter algumas ideias e se inspirar, vamos ver?

Veja também: Como fazer um bar em casa? – Home Bar. Entenda Antes de fazer!

papel-de-parede-3d papel-de-parede-3d papel-de-parede-3d papel-de-parede-3d papel-de-parede-3d papel-de-parede-3d papel-de-parede-3d papel-de-parede-3d papel-de-parede-3d papel-de-parede-3d papel-de-parede-3d papel-de-parede-3d papel-de-parede-3d papel-de-parede-3d papel-de-parede-3d papel-de-parede-3d papel-de-parede-3d papel-de-parede-3d papel-de-parede-3d papel-de-parede-3d papel-de-parede-3d papel-de-parede-3d

Veja também: 90 Modelos de jardins externos para você se inspirar – Dicas para montar um incrível jardim externo.

Acesse: Lojas Indicadas e fique por dentro das principais lojas de decoração e materiais da região!

O que você achou? Deixe sua opinião nos comentários!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos, isso é muito importante para nós e nos motiva a melhorar cada vez mais para te entregar o melhor conteúdo!

Entenda Antes de fazer! 😉

Grande abraço e até a próxima!

4 Comentários


  1. Trabalho lindo estou encantada gostaria de colocar na minha loja de sorvetes algo impactante são muito caros???

    Responder

  2. lindo. adorei. gostaria de algo assim como um desenho ou coisa semelhante para decorar o interiro de uma sorveteria. pode me ajudar.ou sugeriri algum adesivo desse .

    Responder

    1. Olá Denicio!
      Fico feliz em saber que gostou.
      Esses adesivos podem ser feito sob encomenda, eu indico você ver
      no mercado livre, tem vários vendedores que trabalham com esses
      adesivos 3D.
      De uma olhada, eles irão te passar os modelos sobre sorvete que eles tem.
      Espero ter ajudo! Grande abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *