O que você precisa saber antes de decorar seu imóvel – Entenda Antes!

Decorar sua casa ou apartamento pode ser uma experiência empolgante e intimidante ao mesmo tempo. Com tantos detalhes para pensar, é comum que você se sinta perdido ou desanimado quando não consegue materializar tudo que está na sua cabeça.

É por isso que é importante ter uma ideia clara de como vai ser a decoração de cada espaço e criar um plano para que isso aconteça. Mas, para não ter erro, é importante que você entenda antes quais são os principais aspectos que você precisa considerar ao decorar seu imóvel.

Determine o seu estilo

Unir o seu estilo pessoal com a decoração da casa é uma ótima maneira de se sentir confortável no ambiente. Se você ainda não sabe com qual estilo de decoração mais se identifica, comece a explorar blogs e revista de design para encontrar o que gosta. Aqui no Entenda Antes, por exemplo, você encontra vários projetos de diferentes estilos para se inspirar!

INDESIGN ARQUITETURA

Você também pode se cadastrar no Entenda Antes e criar um álbum de ideias para salvar as ideias que você mais gostar, é como uma coleção de desejos para o mundo da construção e decoração.

Se você for contratar um design de interiores, o que é muito aconselhável, pode fazer uma pesquisa e solicitar um orçamento por aqui também, até 4 designers poderão entrar em contato para conversar e poder fazer uma proposta, você compara e fecha o melhor negócio.

Outra maneira para encontrar o seu estilo é pensar em palavras-chave que definem como você quer que o ambiente fique. Tradicional, elegante e formal? Descolado, divertido e convidativo? Monocromático, clean e moderno?

Pense em como o espaço vai ser utilizado

A maneira como você irá utilizar o espaço também interfere no tipo da decoração e nos itens que você vai precisar.

Antes de pensar como decorar uma sala, você pode se questionar: Qual é a função desse ambiente? Quais atividades acontecerão aqui? Preciso de uma televisão?

Já nos quartos, pense se o ambiente vai ser apenas para descanso ou se precisa criar um ambiente de estudos ou trabalho.

INDESIGN ARQUITETURA

Ao considerar a funcionalidade do cômodo, você terá uma ideia clara dos itens que serão necessários, tipo de mobília e durabilidade do material.

Fique atento às medidas

Você precisa conhecer bem o espaço com o qual está trabalhando antes de começar a decoração de casa. Olhar a mobília e itens decorativos expostos em uma loja pode ser enganador e você acaba comprando peças muito grandes ou pequenas.

Bruna Alvim Campos

Para evitar isso, tire todas as medidas do ambiente, incluindo o tamanho de portas e janelas. Se você tiver uma planta com as dimensões exatas de todo o imóvel também será bastante útil.

Dessa forma, você não ficará frustrado quando perceber que não tem onde colocar todos os quadros que comprou ou quando o sofá o dos seus sonhos não passar pela porta da sala.

Combine cores e texturas

Um ambiente harmonioso é aquele em que você mistura as cores e texturas e forma agradável. Mas não pense que é fácil. Essa tarefa pode ser bem complicada, principalmente porque é preciso ter cuidado para não criar um ambiente extravagante ou sem graça.

Se você não sabe por onde começar, escolha uma base neutra de cores e texturas. Móveis de cor neutra, como sofás ou tapetes, são sempre uma boa aposta e permitem mais versatilidade na decoração. Assim, quadros, adornos, almofadas e outros itens decorativos que são facilmente trocáveis podem ganhar um toque a mais de cor.

JANAINA CABRAL

Mas tenha cuidado e não use qualquer cor! O ideal é que você tenha uma paleta com pelo menos três cores complementares ou diferentes tons da mesma cor.

Não se esqueça da iluminação

A iluminação desempenha um papel importante no sucesso da sua decoração. Por isso, certifique-se de que o ambiente tenha uma boa iluminação natural durante o dia e luzes artificiais suficiente para criar uma atmosfera acolhedora e convidativa.

Você pode usar várias fontes para iluminar um ambiente, criando um efeito visual incrível. Abajures, arandelas de parede e lustres são algumas opções. Se o ambiente não recebe iluminação natural suficiente, os espelhos são uma alternativa de potencializar a luz que você já tem.

Bruna Alvim Campos

Esperamos que essas dicas sejam úteis para você que está decorando uma casa nova, reformando um cômodo ou apenas quer alguma inspiração para renovar a aparência do seu imóvel!

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *