O que faz um Designer de Interiores? Entenda Antes!

Você sabe o que faz um designer de interiores? Essa é uma questão que muitas pessoas tem dúvidas e por isso elaboramos esta matéria. Acompanhe e descubra como o designer de interiores é importante para deixar seu ambiente muito mais bonito, confortável e funcional.

FREITAS ARQUITETURA E INTERIORES

O que faz um designer de interiores?

O designer de interiores é o profissional que cuida dos espaços internos, tanto residenciais como corporativos. Ele precisa ter uma visão ampla. Tem que enxergar além da estética e focar também em outros elementos como tamanho, ergonomia, proporção, conforto, funcionalidade, cores entre outros.

O designer de interiores vai traduzir para o projeto os desejos dos clientes, buscando entender o que é importante pra ele, suas referências, seus costumes, seu estilo.

Ele busca a melhor interação entre as pessoas e seus espaços. Entendendo o uso e criando as soluções para que a relação seja a mais harmônica possível. Se trata de um profissional que valoriza cada detalhe e contribui para transformar cada ambiente em algo único e especial.

Quando o trabalho é para uma família, é necessário respeitar cada um dos indivíduos, mas sem deixar de pensar no grupo. Por exemplo: se a ideia é projetar o quarto da filha do casal, tudo deve ser pensado para ela. Mas, se o projeto é da área de lazer, é preciso levar em consideração os hábitos e gostos de toda a família.

Marcio Erlim – Arquiteto

Diferença entre designer de interiores e decorador

Designer

O designer de interiores deve saber lidar com a integridade arquitetônica do interior de um imóvel e trabalhar com renovações e alterações da estrutura interna e, por isso, ter conhecimentos de arquitetura é essencial.

Ele ainda estuda psicologia ambiental e maneiras de criar um espaço confortável que combine com o estilo de vida dos seus clientes. Por exemplo, ao projetar uma casa que será habitada por pessoas idosas, o profissional deve levar em consideração as possíveis dificuldades de locomoção dessas pessoas, evitando o uso de degraus e pisos escorregadios.

Veja também: As diferenças entre arquiteto, engenheiro e designer de interiores – Entenda Antes!

O designer de interiores não pensa apenas na estética do ambiente, o espaço é planejado para além de ser bonito, ser funcional, eficiente e bem adaptado ao estilo de vida das pessoas que vivem lá. Ou seja, a decoração é apenas uma parte do design de interiores.

INDESIGN ARQUITETURA

Decorador

Um decorador é responsável apenas pela decoração do espaço e pelos retoques finais.

O decorador não estuda as características estruturais ou o design de um imóvel. Trabalha apenas com papel de parede, tapetes, cortinas, fazendo uma composição de como esses materiais podem ser usados em um espaço, que tipo de móveis será utilizado em cada ambiente, esquemas de cores, temas do ambiente, a disposição dos móveis, arranjo de itens decorativos, etc.

Veja também: O que você precisa saber antes de decorar seu imóvel – Entenda Antes!

Em resumo…

As principais diferenças entre o designer de interior e o decorador são:

  • O design interior deve incluir mais estudos que a decoração de interiores;
  • O designer de interior precisa, na maioria das vezes, conhecer sobre arquitetura, enquanto decoradores são limitadas apenas para decorar;
  • No mais, o designer de interior trabalha com a estrutura e espaço, enquanto que o decorador aloca móveis, tapetes, objetos etc.

O que compõe o projeto de design de interiores

O projeto elaborado pelo designer deve começar pelo estudo do layout de cada um dos ambientes, suas funções, posição, tamanho, estilo e quantidade dos móveis.

No projeto são detalhados todos os pontos de elétrica, tomadas, redes, antena, telefone, automação, ar-condicionado e tudo mais que necessitar de infra-estrutura.

São estudado os pontos de iluminação, os detalhes do forro, o piso, detalhes das janelas e portas, revestimentos de banheiros e cozinha, nichos, bancadas, etc. Também, toda a parte de marcenaria planejada e customizada.

Em resumo: o projeto de design desenha tudo e dá todas as especificações, como o objetivo de facilitar a execução.

Para completar, é de praxe apresentar também um orçamento detalhado com todos os custos dos serviços e produtos, além das maquetes eletrônicas para que o cliente consiga ver exatamente como ficará o ambiente.

Veja também: Como equilibrar as cores em uma decoração? Entenda Antes!

Gostou? Agora que você já sabe o que faz um designer de interiores e diferença desse para um decorador, pesquise e busque referências de bons profissionais antes de contratá-lo. E saiba, que aqui no Entenda Antes você pode encontrar excelentes profissionais. Basta fazer uma solicitação que até 4 profissionais entrarão em contato para fazer um orçamento, sem compromisso.

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *