O que é pergolado, e qual sua função? Entenda Antes!

Você está procurando uma forma de melhorar sua experiência ao ar livre? Quer fazer uma mudança em seu deck ou varanda para dar mais apelo visual? Precisa de um espaço para armazenar suas plantas? Existe uma solução fácil para conseguir qualquer um desses resultados: adicionando um pergolado!

Esse tipo de estrutura simples é capaz de transformar seu quintal em um espaço ao ar livre que você ama, além de ter funcionalidades práticas para o dia a dia. Se você não sabe o que é pergolado, continue a leitura e Entenda Antes sobre esse tipo de elemento.

Veja também: Descubra como cuidar do seu Jardim de uma forma fácil para sempre mantê-lo bonito. Entenda Antes!

O que é pergolado?

Originalmente, os pergolados (também conhecidos como pérgolas) eram utilizados em áreas de cultivo de uva pois permitem que os galhos da planta cresçam horizontalmente facilitando a colheita.

Uma pérgola é uma estrutura que consiste em pilares ou colunas que sustentam um telhado com vigas ou treliças em filas paralelas. Esse telhado pode ser coberto com vidro ou outro tipo de material, ou deixado aberto para produzir sombreamento e manter a ventilação natural no local.

Os pergolados podem ser construídos em diferentes materiais, como madeira, bambu, ferro e concreto, permitindo a criação de vários designs e cores diferentes, dependendo do efeito estético desejado.

Para que serve o pergolado?

O principal objetivo de um pergolado é fornecer uma área de sombra para que as pessoas possam desfrutar de bons momentos ao ar livre. O espaço disponível embaixo do pergolado abre muitas possibilidades de utilização e você pode, por exemplo, escolher utilizá-lo em uma área para entretenimento ou para criar uma área privativa para relaxar em casa.

Arqtª Thaís Gonçalves

Ideias para usar pergolados

Há muitas maneiras que uma pérgola pode adicionar beleza e funcionalidade em um espaço ao ar livre. Por isso, separamos algumas opções para você se inspirar!

Apoio ao jardim

Os pergolados são excelentes recursos para compor um jardim. A sua estrutura é ideal para o cultivo de plantas trepadeiras que crescem a partir do zero e criam um teto natural incrível à medida que se entrelaçam nas tábuas.

Leandro Oliveira Arquitetura e interiores

Garagem

Se você não tem uma garagem coberta em casa, pode aproveitar a estrutura do pergolado para guardar seu carro. Essa solução é econômica, prática e oferece uma pequena pausa do sol. Se quiser proteger totalmente seu veículo contra o tempo, pode utilizar uma cobertura de policarbonato ou vidro, por exemplo.

Sala ao ar livre

Espaços ao livre são tendências e os pergolados são estruturas com diversas possibilidades de personalização para esses ambientes. Se você tiver um bom espaço em seu quintal, vale a pena utilizar um pergolado e transformar uma área externa em uma sala ao ar livre para jantar, dormir ou ler enquanto aproveita esse cantinho especial.

IGOR HENRIQUE

Motivos para usar pergolados

Ainda está em dúvida se vale a pena ou não instalar um pergolado para complementar a decoração da sua casa? Então confira 3 bons motivos para construir uma estrutura como essa:

Baixo custo

O preço que você vai pagar para construir um pergolado depende do tamanho e dos materiais utilizados. Mas, de qualquer forma, a estrutura não exige um alto investimento. Uma pérgola de madeira custa, em média, R$900,00 por metro quadrado. Já as estruturas metálicas são mais caras, mas também são mais flexíveis.

Agrega valor ao imóvel

Investir em um pergolado apresenta um excelente custo-benefício pois acrescenta muito mais beleza e interesse à sua área ao ar livre, agregando valor ao imóvel caso você resolva vendê-lo.

Personalização

A estrutura do pergolado oferece uma enorme possibilidade de design e personalização. Assim, você pode definir detalhes, como o espaço entre as madeiras, incorporar outros materiais, adicionar tecido, aumentar a privacidade etc. Então, não importa se a decoração da sua casa é mais tradicional o contemporânea, é possível adaptar os pergolados para o design de sua preferência.

INDESIGN ARQUITETURA

Pergolado no interior

É possível também adicionar pergolados no interior do imóvel, alguns estabelecimentos comerciais usam essa prática para destacar um ambiente e dar mais elegância ao mesmo.

Em residências, esse exemplo abaixo mostra como ficou legal a estrutura de um pergolado no quarto. trouxe muito requinte ao ambiente.

Bruna Alvim Campos

Veja também: O que faz um Designer de Interiores? Entenda Antes!

 

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *