O que é muro de gabião e como é utilizado na arquitetura? Entenda Antes!

Você com certeza já deve ter visto um muro de gabião na beira de uma estrada ou às margens de um rio. Ele se parece com um muro feito de pedras e é muito útil quando o objetivo é fazer a contenção de barragens e drenagem de água, inclusive em obras marítimas.

Neste post você encontrará informações básicas sobre o muro de gabião, suas características, vantagens e desvantagens. Acompanhe e Entenda Antes de construir! 

O muro de gabião e suas características

Gabião vem da palavra italiana gabbione, que significa grande cesto contendo pedras e terra. Esses grandes cestos já eram utilizados pelos egípcios que construíram grandes estruturas de contenção no rio Nilo com bambus trançados e cheio de pedras há cerca de 5.000 anos A.C.. Os chineses também utilizavam a mesma técnica, há 1.000 anos A.C. Já no Brasil, o uso do muro de gabião começou a ser difundido a partir da década de 60 do século passado.

O muro de gabião nada mais é que uma estrutura composta por pedras empilhadas em gaiolas, que se parecem com cestos, de arame galvanizado e revestido de PVC.

Ele possui características importantes, tais como: 

1. Drenante e permeável

Sua estrutura possui “vazios” que torna o muro de gabião permeável. Assim, é possível a drenagem do fluxo de água que está sendo contido.

2. Estrutura flexível

Por se tratar de uma estrutura flexível que suporta determinadas deformações sem correr o risco de romper, o muro de gabião pode ser instalado seguindo o formato do solo.

3. Durável

Sua estrutura formada por pedras e telas de galvanizado revestido com PVC são extremamente duráveis.

4. Ecológico

O muro de gabião é frequentemente usado em ambientes com matas preservadas, córregos, rios e lagos. Pois, ele não prejudica o crescimento da vegetação ao redor, já que possui frestas em sua estrutura.

Vantagens do muro de gabião

Podemos elencar como principais vantagens do muro de gabião:

  • Causa baixo impacto ambiental, pois mantém o crescimento da vegetação ao seu redor;
  • O muro de gabião auxilia na redução da velocidade da água;
  • Possui um ótimo custo benefício;
  • Não necessita de mão de obra especializada;
  • Não utiliza concreto ou argamassa.

Desvantagem do muro de gabião

A principal desvantagem do muro de gabião é a grande largura da base. Como é ela quem dá estabilidade ao muro, precisa ter grandes dimensões, o que acaba comprometendo parte do terreno.

Onde o muro de gabião pode ser utilizado

Seus principais usos são:

  • Obras de drenagem hidráulica;
  • Contenções;
  • Muros de arrimo em construções prediais;
  • Canalização de rios tais canalizações (correção de curso de água, estabilização de fundo do leito, proteção das margens);
  • Construção de cais;
  • Suporte para pontes;
  • Elementos paisagísticos

Tipos de muro de gabião

Existem três tipos de muro de gabião, são eles:

Gabião tipo colchão

Ele tem formato de paralelepípedo, é grande no comprimento e na largura, mas pequeno na altura.

É utilizado em barragens em terra, revestimento para canais e em estruturas que controlam a carga hidráulica de um curso de água, permitindo que a velocidade de escoamento seja compatível com o material que o revestem, evitando assim erosões e surgimento de voçorocas.

Gabião tipo caixa

Tem formato de prisma retangular, com grande área e pequena espessura.

São elementos de alta resistência à tração e por isso normalmente usados em estruturas que sofrem empuxos, como estruturas de contenção, barragens e canalizações.

Gabião tipo saco

Possui uma estrutura metálica de forma cilíndrica.

São usados em locais onde se requer rápida intervenção, ou seja, em obras emergenciais ou quando o solo de apoio apresenta baixa capacidade de suporte.

Veja também: Quais são as diferenças entre o estilo retrô e vintage? A verdade sobre o diferencial desses estilos!

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *