O que é Isolamento Acústico e como aplicá-lo em sua decoração? Entenda Antes!

Vizinhos barulhentos, sons do trânsito, o barulho da televisão que chega até o seu quarto são alguns exemplos de como os ruídos indesejados podem ser uma grande invasão de privacidade.

Não há muito que você possa fazer sobre isso. Certo? Errado. O isolamento acústico serve exatamente para combater o ruído, deixar seu espaço mais tranquilo e também para evitar que os seus barulhos atrapalhem os vizinhos.

Então, se você realmente quer se livrar desses sons irritantes e desfrutar melhor da sua casa, precisa considerar o isolamento acústico. A seguir, você vai saber um pouco mais sobre o assunto e como aplicar em sua decoração, desde a parte estrutural, até alternativas mais simples e baratas. Confira!

O que é isolamento acústico?

O isolamento acústico funciona como uma barreira que impede a entrada e saída dos sons em um ambiente. No entanto, o isolamento acústico não faz uma sala totalmente à prova de som, ele apenas minimiza os níveis de ruído. Ainda assim, faz uma enorme diferença em um espaço.

Praticamente qualquer área da sua casa pode receber o isolamento acústico: do chão ao teto, nas paredes, portas e janelas. E se você estiver com um orçamento apertado, é possível aplicar algumas soluções alternativas que reduzem os ruídos.

Existem diferentes materiais de isolamento que podem ser aplicados para ajudar a minimizar os níveis de som e também aumentar o conforto em sua casa. Entre eles, podemos destacar lã de vidro, lã de rocha, espuma acústica, fibra de coco, manta acústica, forro acústico e outros.

Como aplicar o isolamento acústico

Seja para barrar a entrada de sons externos ou para evitar que os vizinhos ouçam o que você conversa na sala, experimente aplicar o isolamento acústico seguindo algumas das forma a seguir.,

Paredes

As paredes têm ouvidos! Principalmente em novas construções, as paredes podem ser uma barreira menos eficaz para o ruído, mas existem soluções para o problema.

Adicionar camadas de drywall a uma parede pode melhorar a resistência ao som. Para um isolamento acústico ainda melhor, é possível adicionar lã de vidro dentro da estrutura de gesso.

Veja também: O forro de gesso drywall pode ser a melhor opção para sua obra!

Flávio Lima Arquitetura

Outra opção é usar revestimentos de parede. Se o seu imóvel é alugado ou simplesmente não que interferir na estrutura da construção, é possível utilizar painéis acústicos. Esse tipo de material é de fácil aplicação, já que os módulos só precisam ser fixados na parede. Além disso, os painéis acústicos podem ser encontrados em diversas cores para complementar a decoração do ambiente.

Portas e Janelas

O som se propaga pelo ar, então onde entra ar, também entra ruídos. Por isso, as portas e janelas também precisam receber tratamento acústico. A madeira maciça é considerada um isolante acústico natural, portanto, escolha portas de madeira maciça para a entrada da casa e, se necessário, nos quartos também.

Flávio Lima Arquitetura

Se quiser uma proteção contra os sons ainda mais eficiente, opte por uma porta anti-ruído. Esse tipo de porta é produzido com chapas de madeira maciça e preenchido com chumbo e lã de rocha, proporcionando muito mais conforto para os seus ouvidos.

Nas janelas, escolha modelos acústicos feitos com perfis de alumínio ou PVC e compostos por vidros duplos ou triplos, sendo que, quanto mais grosso o vidro, melhor é o isolamento acústico.

Tanto a janela quanto a porta anti-ruído são recursos mais caros que os materiais comuns, mas se você mora em uma área com muitos barulhos externos, vale a pena o investimento.

Piso

O ruído do chão também pode ser minimizado com o uso de materiais mais densos e isolantes como tacos de madeira e piso vinílico. Revestimentos frios como o porcelanato não são muito indicados para isolamento acústico pois provocam eco no ambiente.

Se você tem um piso duro e não pretende trocar no momento, opte por tapetes grossos. Eles absorvem um pouco de som e evitam barulhos indesejados ao arrastar um móvel, por exemplo.

Bruna Alvim Campos

É importante que você saiba que nenhum desses elementos eliminará completamente o ruído. No entanto, se você utilizar o isolamento acústico em várias áreas da casa, ajudará a reduzir a maioria dos sons que podem estar incomodando.

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *