8 estratégias essenciais de marketing para Arquitetos, Engenheiros e Designers. – Veja agora!

Esse post é 100% dedicado para quem deseja aprender a explorar mais as oportunidades que existem no mercado e ser um profissional pró-ativo na conquista e captação de mais clientes. [ALERTA] Caso você seja um daqueles que acredita que o seu negócio deve depender exclusivamente de indicações de ex-clientes e amigos, esse post não é para você. 

O marketing é essencial para qualquer negócio. Não se pode abrir ou manter uma empresa sem pensar, automaticamente, em estratégias de marketing. Pensando nisso, este post traz 8 dicas incríveis de desenvolvimento de negócio, estratégias e marketing para seu escritório gerar valor e ganhar mercado. Confira agora!


Índice do conteúdo:

1 – Por que você deve pensar em marketing?
2 – O marketing deve estar presente desde o início.
3 – Parcerias são obrigatórias.
4 – Comunicação visual.
5 – Marketing digital vs marketing offline.
6 – Marketing de conteúdo – O segredo para o sucesso.
7 – Construa um portfólio incrível.
8 – Participação de eventos do setor.


1 – Por que você deve pensar em marketing?

Na área de Arquitetura, Engenharia e Design de Interiores, como em todas as outras áreas, estratégias de marketing e posicionamento de marca devem ser utilizadas para, ganhar autoridade, atrair e fidelizar cada dia mais clientes, essas são as principais razões pelas quais você deve se empenhar.

O posicionamento de sua marca irá fazer com que os clientes te procurem por perceberem um valor, pois você se impôs e mostrou sua autoridade através de ações de marketing. Isso ocasiona em uma procura por reconhecimento e não preço.

“Quem vem por preço, por preço vai embora, quem vem por valor, fica!” – Érico Rocha.

Sabemos que hoje o melhor canal de marketing é o digital, ou seja, você deve estar presente na internet, publicando conteúdos e gerando valor para os seus potenciais clientes.

É preciso lembrar que uma estratégia de marketing não traz resultados do dia para noite, é preciso ter paciência, manter o foco e frequência na execução, caso contrário, os resultados dificilmente aparecerão.

Se você não está fazendo, seu concorrente está! Comece o quanto antes, ler esse artigo com atenção pode ser o primeiro passo.

2 – O marketing deve estar presente desde o início. 

O marketing deve ser pensado desde o início da sua jornada empreendedora, ainda mais se você estiver iniciando e não é tão conhecido. Mas caso você já esteja no mercado há algum tempo, é indispensável começar o quanto antes ou dar o próximo passo em suas estratégias.

Se você for abrir um escritório ou então trabalhar home office, é necessário contar com visualizações de potenciais clientes, somente assim você ganha autoridade e reconhecimento, consequentemente novas oportunidades irão aparecer. Não tem outra saída e nem milagre! 

Um erro que muitos profissionais cometem é: pensar que seu negócio deve depender exclusivamente de indicações ou deixar que isso aconteça. 

Você gosta de depender de outras pessoas? Eu acredito que não, então não faça isso com o seu negócio.

Conseguir fazer com que o seu negócio cresça e aumente o faturamento, não pode depender exclusivamente de outras pessoas.

Isso não quer dizer que você deve menosprezar indicações, pelo contrário, você deve ter cada vez mais indicações! Mas você deve começar a conquistá-las de forma mais ativa.

Você precisa ser um profissional ativo na captação de outros clientes, você tem esse poder, basta aprender a usar.

Recentemente fizemos uma pesquisa com 20 profissionais do segmento, uma das perguntas era: Como você adquire novos cliente hoje? 95% das respostas foram: nossos clientes vem por indicação.

Desses 95%, 70% falaram que o mercado está devagar e difícil, os outros 25% não tinham o que reclamar, porém, já tinham mais de 20 anos de carreira.

Como ter um resultado diferente se a única coisa que estão fazendo é depender exclusivamente de indicação e, nem se quer tentam fazer marketing ou uma divulgação do seu trabalho em lugar algum?  

“Comece a pensar diferente da forma que todos pensam… Assim você aumenta as suas chances de ter resultados diferentes também.”- Flávio Augusto

Além disso, depender de indicações implica em já ter uma cartela de cliente, com isso, entramos em um dilema crucial para quem está iniciando: Quero ter indicações, mas só realizei um trabalho ou outro, e agora, sento e choro?

Por isso é tão importante pensar no marketing desde o início da sua carreira e não depender exclusivamente de indicações de ex-clientes e amigos, isso é um erro terrível que fará com que você trabalhe por muito tempo para somente depois de anos receber o reconhecimento que você poderia ter bem antes, se tivesse feito um bom trabalho de divulgação do seu negócio.

3 – Parcerias são obrigatórias.

Para que uma construção seja bem sucedida é necessário a intervenção de vários profissionais; engenheiro, arquiteto, designer, pedreiros, carpinteiros, eletricistas, gesseiro e entre vários outros profissionais que colaboram em uma obra.

Isso vale para qualquer profissional que atue na área da construção: quanto mais amigos e parceiros você tiver, mais conhecido você fica.

Por isso é tão importante se comunicar com todos os participantes da obra, fazer amizades e pedir para que indiquem o seu serviço, da mesma forma como você indicará aqueles que realizam um trabalho de qualidade.

Outro ponto muito importante para quem quer ser reconhecido é fazer parcerias com influenciadores do mercado, blogs, revistas digitais, ter projetos mencionados em grandes portais aumenta muito a sua autoridade.

4 – Comunicação Visual.

A comunicação visual do seu negócio faz parte do marketing, ela é responsável por diversos pontos, como: profissionalismo, criatividade, confiança e diferenciação das demais marcas.

Esses pontos com total certeza fazem toda a diferença para o fechamento de novos negócios e crescimento do seu escritório. O Pling arquitetura faz um trabalho muito bacana no que se refere a comunicação visual de escritórios de arquitetura, engenharia e designer de interiores. 

Elementos que compõe uma comunicação visual de sucesso:

  • Logotipo criativo e bem elaborado
  • Cartão de visita
  • Papel timbrado
  • Modelo de apresentação de proposta
  • Envelope personalizado
  • Pranchas de projeto com a identidade visual
  • Placa para obras
  • Uniforme
  • Artes gráficas para redes sociais

5 – Marketing Digital vs Marketing offline.

O marketing offline é diferente do marketing digital em diversos pontos. No entanto, ambas as estratégias têm benefícios, particularidades e limitações. 

Poderíamos descrever um texto gigantesco comparando os dois modelos de marketing, mas para poupar o seu tempo, vamos revelar uma pesquisa que fizemos.

Queremos ser direto e te mostrar o que funciona para o mercado da construção e decoração.

A pesquisa foi baseada em: O que uma pessoa faz antes de procurar um profissional da área e, quando ele procura, como ele mostra o que deseja. 

Essa pesquisa mostrou que 8 em cada 10 pessoas procuram por soluções e ideias na internet antes de entrar em contato com um profissional.

Com essa perspectiva, podemos afirmar que, você profissional da construção, tem grande concentração de potenciais clientes no digital e precisa explorar esse universo!  

Hoje em dia, as pessoas estão no digital, conectados a internet com um smartphone o tempo todo em mãos.

Nós temos o poder de buscar e escolher o assunto que desejamos ver no momento que quisermos, é aqui que está a grande sacada no marketing digital.

Diferente do marketing offline, onde você atinge um público aleatório, no marketing digital você consegue canalizar e atingir o público que está buscando pelo o que você oferece a ele, sendo assim, o poder e eficácia do seu marketing aumenta exponencialmente.

Consequentemente, se o marketing for feito da forma correta, nos canais de comunicações certos, suas chances de sucesso serão bem maiores.

Além disso tudo, o valor de investimento que você teria que fazer para ter um grande alcance no offline é mais alto comparado ao digital, ou seja, com marketing digital você alcança mais pessoas por um menor custo de investimento, podendo ter uma mensuração melhor dos resultados obtidos.

Se o seu cliente está na internet e procura por seu serviço, mas não te encontra, você simplesmente não existe para ele. 

Ao decorrer de outros post no blog vamos abordar mais conteúdos para você se aprofundar em como pode fazer marketing digital. Deixe seu e-mail abaixo para receber em primeira mão.

Vamos juntos ao topo?

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6 – Marketing de conteúdo – O segredo para o sucesso. 

O termo marketing de conteúdo é relativamente novo. Somente nesse novo século que esse conceito foi adquirido e, estudos, experimentos e análises começaram a ser realizados.

O que é Marketing de Conteúdo?
É uma maneira de engajar com seu público-alvo e aumentar sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.

Como já falamos, hoje, o público possui mais poder do que nunca para escolher o conteúdo que quer ver, e você como profissional, tem o poder e conhecimento para produzir exatamente o conteúdo que o seu potencial cliente deseja e precisa ver.

O marketing de conteúdo para arquitetos, designers e engenheiros podem ter quatro objetivos: Resolver um problema, esclarecer uma dúvida, inspirar para criação de um projeto ou ensinar algo.

A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem seus clientes.

Ok, mas como posso fazer marketing de conteúdo?

Essa é uma pergunta que muitos fazem, na teoria o marketing de conteúdo é lindo e maravilhoso, mas como colocar em prática?

Existem várias formas de aplicar e executar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo. Porém, identificamos alguns problemas e dificuldades que você pode enfrentar.

Ao publicar em redes sociais, como facebook, instagram, twitter, google plus etc… você provavelmente terá poucas visualizações, isso é devido as atualizações dos algorítimos dessas redes sociais, que acima da entrega do seu conteúdo, eles pretendem faturar em cima de anúncios, ou seja, você terá visualizações se pagar.

Isso não quer dizer que você não deva publicar nessas redes, é aconselhável publicar sim, mas essa não deve ser o principal foco da sua estratégia. Digamos que essas redes servem como ramais para dar suporte a sua principal estratégia.

Outra situação é criar um site, uma boa opção, porém, você terá que arcar com algumas despesas, como: compra do domínio, compra do tema do site, contratação do programador para montar e deixar tudo funcionando, mensalidade da hospedagem e manutenção do site.

A melhor maneira de começar hoje mesmo sua estratégia de marketing de conteúdo é fazendo uma parceria com quem já possui um site, o ideal é que o site já tenha certa autoridade e quantidade de acessos, para você aproveitar a onda e já cair surfando.

Uma opção é o Portal Entenda Antes, que possui um sistema de parcerias e ajuda profissionais do segmento da construção a produzirem conteúdos para iniciarem a sua estratégia de marketing.

Hoje o portal conta com milhares de acessos diários, de pessoas buscando por inspirações, ideias, esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas.

Nós estamos trabalhando em uma plataforma completa para profissionais e empresas do setor, que irá ajudar muito na divulgação e marketing, inclusive será gratuita por um tempo, para realizarmos testes. Para se inscrever na lista VIP e ganhar um período grátis, preencha o formulário abaixo.



7 – Construa um portfólio incrível.

Ter um portfólio é a principal maneira de apresentar o seu trabalho.

Em seu portfólio é importante conter os seus principais projetos e estudos de casos.

É normal profissionais criarem projetos como estudo, isso é super importante, principalmente no início de sua carreira, quando você ainda não tem uma quantidade de projetos concretizados para adicionar ao portfólio.

Esse portfólio deve estar exposto e acessível ao máximo de pessoas possíveis, para que possam conhecer o seu trabalho. 

Sabemos que o universo da construção está ligado a estética e beleza, assim como a funcionalidade e conforto.

Entretanto, a primeira impressão é a estética, muitas vezes é isso que clientes buscam em primeiro momento.

Você deve possuir um portfólio online, para que consigam te encontrar e visualizar o seu trabalho.

O Entenda Antes irá proporcionar a criação de um portfólio em um site seu. Se você ainda não preencheu o formulário lá acima, volte e preencha para ganhar um período grátis de teste. 😉

Por  fim, nunca deixe de atualizar o seu portfólio, isso é muito importante!

8 – Participe de eventos do setor.

Participar de eventos e circular por feiras e congressos também é uma boa estratégia de marketing para conquistar novos parceiros e mostrar que você é atualizado.

Nos eventos é possível conhecer, conversar, trocar conhecimentos e apresentar seu negócio para outras pessoas e possíveis parceiros.

Participe dos eventos e aproveite para distribuir cartões. E mais do que isso, tente também contribuir com o conteúdo do evento, seja fazendo alguma divulgação ou até mesmo como palestrante.

Ao participar, compartilhe suas experiências com fotos, vídeos, conteúdos em texto, isso é muito importante e mostra que você é um profissional antenado as novas tendências do mercado, e que sempre está buscando mais conhecimentos.

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