Mão de obra necessária para sua construção, quais são os profissionais? Entenda Antes!

Não basta apenas contratar um bom arquiteto e alguns pedreiros para que sua construção vá adiante. Ao lado deles existem uma série de outros profissionais que são indispensáveis ao bom andamento das obras.

Confira nesta matéria a mão de obra necessária para que sua construção seja um sucesso.

A mão de obra da sua construção

Veja também: A verdadeira importância do planejamento de obras. Entenda Antes!

Um arquiteto e um engenheiro são profissionais indispensáveis para qualquer construção. Porém, ao lado deles existem uma série de outros profissionais extremamente necessários, cada qual cumprindo um precioso papel. 

E não, não estamos falando apenas de alguns pedreiros. Estamos falando de profissionais especializados em construção, acabamentos, carpintaria, hidráulica, eletricidade, pintura, alvenaria, entre outros.

Saber corretamente quais as funções de cada profissional, é importante para o planejamento e cronograma correto da obra.

JANAINA CABRAL

Arquiteto

É o primeiro profissional procurado por quem deseja construir. Ele é o responsável pelo desenvolvimento do projeto arquitetônico e cabe a ele traduzir os sonhos e desejos do cliente.

Faz o projeto arquitetônico, organiza o projeto executivo e aprova as plantas na prefeitura, fiscaliza e acompanha a obra junto com o engenheiro. 

Engenheiro

O engenheiro civil coloca em prática o projeto do arquiteto e é responsável por desenvolver soluções para executar o que foi projetado, pelo projeto estrutural elétrico e hidráulico da obra.

Ele orienta os mestre de obra ou o encarregado a respeito das questões técnicas da obra.

Pode exercer o papel de gerencia técnica da obra e acompanhamento.

Veja também: As diferenças entre arquiteto, engenheiro e designer de interiores – Entenda Antes!

Mestre de obras

Este profissional é responsável pela fiscalização e supervisão da obra, do início a até a conclusão. Ele precisa conhecer todas as etapas da construção, os materiais que são utilizados de cada um dos membros da equipe. 

Ele é o responsável por distribuir as tarefas, manter a ordem no canteiro e é o intermediário entre o engenheiro e os demais trabalhadores.

Encarregado

Faz o papel de mestre, porém, com qualificações inferiores, mas que também conhece todas as etapas da obra e coordena o serviço dos demais trabalhadores. Trabalha sob as coordenação do mestre de obras ou, na ausência deste, do engenheiro.

Está presente desde as fundações até a conclusão da obra.

Pedreiro

Os pedreiros são os responsáveis pelos serviços de alvenaria, reboco, contrapiso, concretagem, revestimentos de paredes e de pisos e acabamentos em geral, entre outros pontos das fases de uma obra.

Estão presentes em todas as etapas da obra, desde a montagem do canteiro até a fase de acabamentos.

O número de pedreiros que você irá precisar contratar será calculado pelo engenheiro ou arquiteto e irá depender do tamanho da sua obra e também do tempo disponível.

Ajudante de pedreiro

O ajudante de pedreiro geralmente é uma mão de obra que não tem qualificação e é composta por pessoas mais jovens que querem aprender a profissão.

Servente

Auxilia todos os profissionais da obra. ´É o verdadeiro “faz tudo”: transporta materiais, prepara a argamassa para revestimentos, limpa o canteiro, remove entulhos.

Armador

É o responsável por cortar, dobrar e montar as armaduras estruturais em aço, preparando a obra para concretagem.

Trabalha desde as fundações até a conclusão das lajes.

Pintor

É o profissional que aparece apenas na etapa de acabamentos das obra. É responsável pela pintura, tanto interna quanto externa.

O bom profissional é aquele que conhece os vários tipos de tinta que podem ser encontrados no mercado, bem como sua correta aplicação e rendimento.

Gesseiro

O gesseiro é responsável pela aplicação do gesso de parede e teto. Geralmente esse profissional também trabalha com dry-wall.

Sua presença é fundamental na fase de acabamentos.

Encanador

O encanador é responsável pela rede hidráulica da construção. É ele quem instala os canos para a ligação de água e esgoto, bem como pias, tanques, peças sanitárias e torneiras.

Ele chega no início da obra para instalação do ponto de água no canteiro. Depois, durante a execução das lajes, ele coloca as tubulações e retorna na fase de acabamentos para instalar as peças.

Carpinteiro

É o profissional que é responsável pelas formas em madeiras para a concretagem dos baldrames, cintas, lajes, pilares e vigas.

Também pode ser responsável por armar a estrutura em de madeira da cobertura.

Eletricista

É ele que cuida das instalações elétricas da obra: tomadas, interruptores, iluminação, conduítes, passa a fiação, etc.

Como o encanador, ele aparece em várias etapas da obra. No início é ele que realiza a ligação elétrica para a construção, verifica os pontos de luz indicados no projeto. Depois, retoma o trabalho durante a execução das lajes para embutir as tubulações e no final volta para a fase de acabamentos.

ft9-eletricista

Muitos profissionais, não? Mas saiba que além desses, que estão presentes na maioria das obras, existem ainda outros que também podem fazer parte de uma ou outra fase da construção. Tudo vai depender da complexidade e do tamanho da obra, bem como, é claro, do orçamento disponível.

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *