Impermeabilização de sua construção, o que é e para que serve? Evite dores de cabeça!

Ter a casa própria é um sonho para a maioria das pessoas, e isso pode ser ainda melhor quando você resolve construir e vê-la tomar forma, não é verdade?

Mas tem um problema que pode fazer o seu sonho ir por água abaixo (literalmente). Estamos falando dos problemas de infiltração que são muito comuns e causam transtornos a longo prazo, afetando a construção como um todo.

Esse problema pode ser evitado com uma impermeabilização bem feita. Quer saber o que isso significa e para que serve? É só continuar a leitura!

Veja também: O que você precisa saber antes de iniciar o planejamento e construção de uma obra – Entenda Antes!

O que é impermeabilização

A impermeabilização de uma construção é o processo que torna a estrutura resistente à água, bloqueando a entrada de umidade.

O impermeabilizante funciona como uma barreira sobre as superfícies de fundações, telhados, paredes e outras áreas estruturais de um edifício para evitar que a água passe por elas e resulte em uma série de problemas.

Essa etapa é essencial para qualquer tipo de construção, seja residencial, comercial ou industrial e deve ser considerada desde a etapa de planejamento de obras.

Importância da impermeabilização

Vazamento de água ou entrada de umidade na construção resultam em ambientes internos úmidos e desconfortáveis, deterioração de acabamentos internos, áreas úmidas em paredes e teto e crescimento de fungos que afetam a saúde de quem ocupa o local.

É por isso que impermeabilizar uma construção é, não só necessário, mas também uma preocupação extrema com a segurança e o conforto das pessoas que passarão boa parte do seu tempo naquele ambiente.

Tipos de impermeabilização

Os impermeabilizantes são utilizados em diversas partes de uma construção, como fundação, reservatórios, paredes de contenção, lajes, áreas molháveis, subsolo, piscinas, calhas etc.

Cada uma dessas áreas tem suas características específicas e, portanto, precisam de materiais diferentes. Basicamente, é possível dividir os impermeabilizantes em dois tipos: 

Impermeabilização rígida

Esse tipo de impermeabilização é feito para vedar a área trabalhada a partir da adição de produtos químicos, agregados, entre outros.

A impermeabilização rígida é recomendada para áreas que não estão sujeitas a fissuras e trincas, ou seja, locais onde as condições de temperatura são constantes, por exemplo:

  • Subsolo;
  • Galerias;
  • Piscinas enterradas;
  • Poço de elevador.

Impermeabilização flexível

A impermeabilização flexível é destinada a estruturas mais afetadas pelas mudanças de temperatura e assentamentos de água.

Esse tipo de impermeabilização forma uma proteção capaz de absorver movimentos sem danificar a camada impermeabilizante. Os locais mais indicados para esse tipo de proteção são:

  • Varandas;
  • Terraços;
  • Coberturas;
  • Piscinas suspensas;
  • Lajes.

Materiais impermeabilizantes

Cimento polimérico

Esse é um dos materiais impermeabilizantes mais comuns e o método mais fácil para proteger uma construção da umidade.

O cimento polimérico é um revestimento de natureza rígida e semi-flexível, portanto, o método não combina com áreas que podem se expandir.

As aplicações mais indicadas são: muro de arrimo, poço de elevador, reservatórios enterrados etc.

Manta asfáltica

A manta asfáltica é um dos materiais mais utilizados para impermeabilização. Esse sistema flexível é feito a partir de filamentos de poliéster ou véu de fibra de vidro, o que garante alta resistência à movimentações e fissuras.

A manta asfáltica pode ser aplicada em lajes, banheiros, cozinhas, terraços, piscinas, varandas, vigas, baldrame, calhas de concreto e etc.

Membranas moldadas no local

Esse material é um líquido que pode ser aplicado a quente ou a frio diretamente no local. Após secar, o líquido se transforma em uma membrana flexível.

Essa técnica é indicada para locais de difícil acesso ou espaços pequenos, como lajes pequenas e áreas molháveis.

Veja também: Quais os principais problemas que você pode ter em sua obra? Entenda Antes e evite-os!

Essas foram apenas algumas técnicas de impermeabilização, mas existem muitas outras no mercado. Por isso, converse com o seu engenheiro ou arquiteto para encontrar a melhor maneira de impermeabilizar a sua construção. Assim você garante a integridade do prédio e evita problemas futuros.

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *