Iluminação para piscinas – Quais são os melhores tipos de iluminação? Entenda Antes!

Tempo de leitura: 5 minutos

iluminação-para-piscinas

Iluminação para piscinas – Beleza, personalidade, usabilidade e segurança.

Um bom projeto de iluminação para a piscina é indispensável. Além de deixá-la mais atraente, a iluminação traz segurança e usabilidade noturna.

Quando o ambiente da piscina é aconchegante e diferenciado a diversão e o relaxamento se estendam até a noite.

Esse ambiente de lazer pede um cuidado especial na escolha do tipo de iluminação a ser usado.

Já que se trata de uma piscina, todo cuidado e profissionalismo na instalação dessa iluminação deve ser criterioso, para evitar acidentes.

Deixe todo o trabalho de instalação com um profissional especializado na área, o risco de curto-circuito é altíssimo, não aceitando amadorismo.

Aqui você irá ver dicas de iluminação, exemplos para se inspirar e quais os tipos de iluminação para piscinas que o mercado oferece, visando os melhores custo-benefício e segurança. Assim você terá maior facilidade na hora da escolha!

Tenha seus objetivos definidos.

Um projeto de iluminação é como qualquer outro de decoração, por isso é necessário seguir uma linha ou o estilo do restante da decoração da sua casa ou área de lazer.

É importante pensar em quais são suas necessidades. Para te ajudar, pense nas seguintes questões:

Quero ter uma iluminação para festas?

Quero algo mais clássico ou moderno?

Gosto de uma iluminação mais colorida e chamativa? Ou algo mais ameno, com luzes brancas apenas? 

As cores são grandes influenciadores do efeito que você busca causar em sua piscina como, por exemplo: Cores verdes e azuis, causam a sensação de água fresca, já as cores vermelhas e laranjas dão a impressão de um ambiente mais quente.

O formato e tamanho da piscina influencia na escolha da iluminação.

Um projeto de iluminação para uma determinada piscina não se aplica em outra! A não ser, que seja idêntica ou muito semelhante.

A necessidade de iluminação depende muito das características da piscina e também a escolha do tipo de iluminação e seus componentes, refletores, spots, lâmpadas, leds ou cabos de fibra ótica, pois cada um tem uma capacidade diferente.

Por isso, o ideal é consultar um arquiteto ou designer de interior, eles irão te fornecer as orientações específicas para o seu caso. Mesmo assim, é importante conhecer as opções disponíveis no mercado, para que você poça ver quais são as melhores e com melhor custo.

Caso você esteja construindo ou pensando em fazer uma reforma e tenha dúvidas dos tipos de piscinas, fizemos um artigo completo sobre o assunto. Clique aqui para ver.

Tipos de iluminação para piscina.

Vou citar aqui os 2 tipos de iluminação para piscinas, levando em consideração: segurança, durabilidade e custo-benefício.

Iluminação com spots de LED’S

 As lâmpadas de led conquistaram a todos! Apesar do seu preço um pouco mais elevado, é vantajoso optar por esse tipo de iluminação. Sua durabilidade e economia na conta de luz fazem jus a razão por ter conquistado a todos.

No que se refere iluminação para piscinas, o led é muito seguro, como trabalha com tensão extremamente baixa, o risco de haver um curto-circuito é muito baixo.

O mercado oferece uma infinidade de cores e tipos dessas lâmpadas de led. Você encontra até sistemas acionados por um controle remoto, com o qual você pode mudar a cor do led em um touch screen. Muito legal né!?

Esse tipo de iluminação é instalado na parede lateral da piscina, submersa na água, geralmente á cada 10m², porém, em piscinas mais irregulares, pode ser necessário mais spots de led.

Iluminação com fibra ótica.

Apesar das grandes vantagens das lâmpadas de led, a fibra ótica vem ganhando espaço e se tornando a favorita no que se refere iluminação para piscinas.

A fibra ótica não conduz eletricidade e nem calor, tornando-a totalmente segura e sem riscos de choque. Isso é devido a sua capacidade de condução de luz, que é gerada por uma fonte distante da piscina. Esta fonte possui uma única lâmpada que tem capacidade de alimentar diversos cabos de fibra ótica.

A fibra ótica pode ser instalada de duas formas. A primeira é conhecida como sidelight, um feixe de fibras óticas nas laterais da piscina em sua borda, tem como objetivo realçar o seu perímetro. Ideal para decorar e destacá-la.

A outra forma de iluminação por esse condutor de luz é o sistema pontual (Endlight), esse é utilizado como se fosse um spot de led que fica submerso, clareando diretamente a água.

Outra grande vantagem desse tipo de iluminação para piscinas é a ausência absoluta de manutenção nos spots, já que a lâmpada não fica fixa nele, mas sim, fora da água. 

Esse tipo de iluminação possui uma única exigência para obter o efeito desejado. É necessário que o revestimento interno da piscina seja em uma cor clara. Cores claras refletem mais luminosidade, em especial as luzes coloridas.

Piscinas com revestimentos escuros, absorvem a luz, prejudicando o resultado desejado.

Agora que já vimos os principais tipos de iluminação para piscinas, é hora de colocar em prática o seu projeto e deixar a sua área de lazer ainda mais atraente, aconchegante e segura.

O artigo foi útil? Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe sua opinião nos comentários.

Se gostou do artigo compartilhe com seus amigos, é muito importante para nós!

Entenda Antes de fazer! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *