Iluminação para jardins – Você também pode ter o jardim dos seus sonhos!

Tempo de leitura: 6 minutos

ILUMINAÇÃO PARA JARDINS, VEJA QUAIS SÃO OS MODELOS E TIPOS DE LUMINÁRIAS PARA UTILIZAR EM SEU JARDIM!

A iluminação para jardim é o diferencial para personalizar e agregar muito estilo a este espaço tão valioso no seu imóvel.

Os jardins possibilitam criar cenários incríveis, tanto pelas propostas em móveis, plantas, objetos, detalhes fantásticos como quedas de água, solariuns e outros itens exóticos, mas, sem dúvida, a iluminação é um show à parte.

Ela traduz particularidades do seu jardim, que somente a noite é que são reveladas!

Você pode pensar em uma iluminação mais dinâmica, com mais luz ou quem sabe tênue e sóbria, mas, sem dúvida é a combinação de lâmpadas e luminárias que serão o toque genial para deixar qualquer jardim com cara de produção de cinema…

Como nossa intenção é sempre ajudar você a escolher o melhor para sua casa, nós do Entenda Antes, mais uma vez, conversamos com a Loja Indesign Iluminação, especialista em iluminação e luminárias para te dar algumas dicas de como iluminar seu jardim.

Estética e funcionalidade em iluminação para jardim, este é o nosso tema de hoje, fique conosco e Entenda Antes de fazer!


Por que você deve fazer uma boa iluminação em seu jardim?

Pergunta interessante não é mesmo! Saiba que iluminar o jardim além de valorizar ainda mais o seu imóvel, vai promover o espaço externo e também oferecer segurança aos usuários.

Para que você tenha visibilidade durante a noite, seja para se locomover ou vigiar sua casa, a iluminação deve ser planejada.

Além disso, um jardim bem iluminado, permite você aproveitar ao máximo o espaço, durante o dia e melhor ainda a noite, reunindo os amigos para um churrasco, curtindo com a família, ou mesmo momentos de relaxamento depois de um dia cheio.

Projeto – Indesign Arquitetura.

Você bem sabe que qualquer evento ao ar livre, rodeado com plantas naturais, tendo a beleza da lua e as estrelas , é ótimo para aliviar o estresse.

Logo, a iluminação será responsável por promover estes momentos.

Além disso, reforçando a questão da segurança, é comprovado que jardins bem iluminados afastam invasores, e mais um detalhe, você se sentira bem mais seguro quando necessitar sair ou chegar em sua casa à noite.

Quais os tipos de iluminação para jardim?

Você pode ou não seguir a linha de construção do imóvel, ou até mesmo misturar estilos, o que é uma tendência e o resultado final fica muito bonito.

Projeto – Indesign Arquitetura.

Se desejar seguir um tom mais rústico para iluminar o jardim, ideias como postes elaborados em alumínio e acabamento envelhecido; pendentes coloniais; inclusive com alguns modelos que remetem ao passado, são ótimas opções.

O jardim minimalista prioriza não exagerar em nada. Logo, mobiliários, itens decorativos e plantas serão poucos, e a iluminação também será bem objetiva, como por exemplo spots externos e projetores em pontos chaves com luminosidade uniforme e autossustentável.

Agora, se você gosta de um jardim estilo moderno, onde se permite misturar madeira, concreto, pedras decorativas, vai encontrar na iluminação uma mistura de estilos.

Onde lanternas e pequenos nichos que escondem as lâmpadas podem ser uma boa opção para a iluminação do seu jardim, lembrando que essa iluminação não deve ser gritante ou saliente demais, mas sim discreta e suave, sem muito brilho para prevalecer o conforto visual.

Quais os tipos de luminárias para jardim que posso utilizar?

No quesito iluminação externa, a tecnologia do LED, sensores de presença, lâmpadas inteligentes não devem ser desconsideradas.

O mercado de luminárias para jardins é muito eclético, e é possível encontrar vários modelos, em diversos materiais e principalmente, para todos os bolsos.

Opções como:

  • Lanternas;
  • Balizadores de parede em LED;
  • Luminárias com LED espeto;
  • Diversos tipos de Refletores LED;
  • Lâmpadas de embutir;
  • Spots com led.

Também, é importante você pensar no efeito final da iluminação, por exemplo:

  • Se optar por lâmpadas brancas quentes o efeito final será mais amarelado;
  • Se optar por lâmpadas brancas frias o efeito final será claro (branco).

Confira esse exemplo:

Com a possibilidade do LED você também pode optar por lâmpadas coloridas no jardim (mas não é aconselhável), exceto a verde que está em alta e também é uma proposta de inovação.

Acredite, o resultado final tem diferenças gigantescas conforme o tipo de lâmpada que utilizar, por isso, é muito válido fazer uma consulta com os profissionais da Indesign Iluminação antes de fazer a compra de lâmpadas e luminárias para jardins.

Como fazer o posicionamento da iluminação em jardins.

A ideia inicial de um jardim deve ser a harmonia entre decoração e iluminação. Considere sempre a necessidade de cada parte do jardim, por exemplo:

  • Os acessos precisam de mais iluminação;
  • Áreas de convivência como quiosque, solarium, área da piscina, também devem ser mais iluminados, mas sem muito brilho;
  • Cantos mais distantes da casa, devem ser mais vigiados, logo uma iluminação específica fica melhor;
  • Estátuas, plantas e painéis ficam ótimos com iluminação direta.

O posicionamento das lâmpadas também deve observar o tamanho do jardim, um espaço maior fica bem iluminado com postes mais altos e iluminação nas laterais do terreno.

Para os passeios e calçadas a iluminação é essencial!

O posicionamento das lâmpadas bem próximas ao chão (ascendente) é muito utilizado, pois assim é possível iluminar o trajeto de forma linear, e por longas distâncias.

Veja algumas outras situações que vale considerar.

  • Para o efeito backlight (selva), disponha as luminárias por entre a vegetação;
  • Para iluminação uniforme, opte por postes ou refletores mais potentes;
  • Para destacar plantas, vasos, esculturas, cantos específicos, o ideal é aderir ao modo up light (iluminação ascendente), que pode estar entre degraus e pequenos nichos.
Projeto – Indesign Arquitetura.

Além disso, a iluminação deve atender aos critérios de economia, sustentabilidade e segurança, até porque as intempéries são extremas, exigindo instalação elétrica profissional e lâmpadas compatíveis com ambientes externos.

Essas são sugestões do Entenda Antes para você fazer o seu jardim brilhar! Compartilhe com seus amigos e colabore; adoramos sugestões, por isso, fique a vontade para compartilhar as suas conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *