Fase de acabamentos da construção, o guia especial para você – Entenda Antes!

A fase de acabamentos é a fase mais esperada de uma construção, é quando chega o momento de colocar os pisos, gesso, revestimento, porcelanato, pintura, armários, decoração, etc.

No entanto, é uma fase que também causa muito estresse. A obra se aproxima do final e caso você ainda não tenha escolhido ou planejado tudo com antecedência as coisas podem ficar um pouco confusas.

Veja também: Conheça os acabamentos mais adequados para cada ambiente da sua casa – Entenda Antes!

Para te ajudar na reta final da sua obra, confira este post sobre a fase de acabamentos da construção. 

A fase de acabamentos

Esta fase da construção é um momento muito especial. Os proprietários da obra ficam muito entusiasmados e cheios de expectativas, afinal a casa começa a tomar forma. No entanto, esta também é uma fase difícil.

No início da obra não existe muita dúvida com relação aos materiais que serão utilizados, já que o que interessa aqui é a qualidade e solidez.

No entanto, na fase de acabamentos, entra o fator estética ou aparência dos materiais e também a questão dos preços que podem variar muito de um produto para outro.

Quando se fala em materiais de acabamento, como azulejos, pisos, metais e louças sanitárias a variação de preços é muito grande e isso pode elevar muito o preço de uma construção.

Veja também: 17 Tipos de ACABAMENTOS para sua obra, se inspire e compare. Entenda Antes!

Assim, além de lidar com todo o cansaço da obra, é preciso saber equilibrar a expectativa e também o impulso de querer comprar acabamentos que estejam fora do orçamento e acabar gastando mais do que o permitido.

Marcio Erlim – Arquiteto

Principais serviços da fase de acabamentos

Na fase de acabamentos é normal que sua construção esteja repleta de diversos tipos de profissionais de várias especialidades, como um marceneiro, azulejista, gesseiro, pintor e outros tipos de profissionais de suas especialidades.

Geralmente esta etapa é mais lenta, em grande parte por conta dos detalhes e da quantidade de pessoas que acabam se envolvendo com a obra.

Os principais serviços relativos à fase de acabamentos são os seguintes:

  • Revestimentos de paredes
  • Revestimentos de piso
  • Revestimentos de forro
  • Passagem da fiação e finalização das instalações elétricas
  • Assentamento e colocação das louças e metais sanitários
  • Colocação de caixilhos ou esquadrias
  • Retoques de azulejos e pisos
  • Colocação de armários/marcenaria
  • Colocação de vidros
  • Pintura geral externa e interna

FREITAS ARQUITETURA E INTERIORES

Acabamentos: O que deve ser feito primeiro

Na fase de acabamentos é preciso que se siga uma determinada ordem nos trabalhos para que o resultado seja satisfatório, do jeito que você sempre sonhou, com beleza e qualidade.

No entanto, antes de começar a instalar o primeiro azulejo é necessário que você tenha:

  • Escolhido bem os profissionais responsáveis por cada um dos serviços;
  • Estabelecido um cronograma;
  • Conhecimento das principais características do material de construção que será utilizado;
  • Tirado corretamente todas as medidas, evitando assim surpresas como falta ou sobra excessiva de materiais.

Nessas etapas acima quem poderá te auxiliar é o arquiteto ou designer de interiores. Conforme o acordo na contratação do mesmo.

Veja a seguir algumas dicas para a fase de acabamentos:

Comece com a colocação de pisos, azulejos, soleiras e peitoris

É importante que você tenha conversado antes com a pessoa responsável pela colocação dos revestimentos de cada cômodo para verificar como ficará o corte do azulejo e o alinhamento das soleiras. Assim, você evita erros após a instalação.

Rejunte

Depois de finalizada a colocação da cerâmica, é hora de fazer o rejunte.

Aqui, vale uma dica: se seu rejunte do piso for branco, forre toda a área com papelão, evitando assim que ele fique com um tom escurecido.

Bancadas, gesso e esquadrias

Com a cerâmica devidamente colocada e rejuntada, a próxima etapa e a instalação de bancadas, moldura, forro e detalhes de gesso e também esquadrias.

INDESIGN ARQUITETURA

Preparação das paredes e pintura

Estamos quase no fim: A pintura.

Após tudo instalado, deve-se iniciar a pintura fazendo a raspagem das paredes e de passar a massa corrida. Depois da secagem, chegou a hora da tinta.

Metais e louças

E para fechar com chave de ouro, é hora da instalação dos metais, louças, vidros, tomadas e iluminação.

É importante que esses itens sejam colocados por último, assim não correm o risco de serem danificados durante as etapas anteriores da obra.

Com esses cuidados e seguindo essa ordem, você terá um acabamento perfeito e sua casa estará linda e pronta para receber seus móveis. 

Gostou das dicas? Pronto para encarar a fase de acabamentos da sua construção?

Caso você precise de ajuda, em fazer a cotação dos serviços e produtos, conte com o Entenda Antes para te auxiliar, estamos aqui especialmente para isso!

Veja também: Dicas de como montar uma parede verde que dê pouca manutenção – Entenda Antes!

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *