Série estilos de decoração | Estilo vintage: dicas e exemplos para você se inspirar! Entenda Antes

Se você é uma pessoa romântica e que ama os anos 60, 70, o estilo vintage é perfeito para você.

Estilo Vintage

Além da pegada retrô e romântica, esse estilo também tem uma aparência urbana e moderna. Impossível? Que nada. Isso tudo é muito fácil de conseguir com uma decoração no estilo vintage. Confira!

Fique atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do Entenda Antes!>

O estilo vintage

Uma decoração com o estilo vintage sempre acompanha uma recordação incrível dos anos 50, 60, 70, uma lembrança de como aquela época era diferente, porém ainda assim fantástica, tanto nas roupas, quanto nas músicas, se você ama essa época com certeza vai amar esse estilo de decoração.

Veja também: 90 Modelos de jardins externos para você se inspirar – Dicas para montar um incrível jardim externo.

O estilo vintage é para quem gosta de dar um toque charmoso e nostálgico aos ambientes, porém sem deixar de lado a modernidade.

Marcado pelas suas peças clássicas dos anos de 1950 à 1970 e por outros elementos de design que sobrevivem há várias décadas, o estilo vintage diz muito sobre a personalidade e história dos moradores de uma casa.

estilo vintage

Porque aderir ao estilo vintage

Ao contrário de muitas tendências de decoração que são passageiras, o estilo vintage veio para ficar e está sempre presente nos eventos de decoração e design de interiores. Assim, o estilo é uma das melhores alternativas de decoração para quem busca uma tendência, mas quer evitar a manutenção por um tempo.

Estilo vintage

Outra vantagem do vintage é que ele traz uma sensação de aconchego e bem-estar. Pois desperta a lembrança de bons momentos.

Principais elementos e características do estilo

Como o estilo vintage é uma referência ao passado, seus principais elementos são aqueles que, de alguma forma, remetem aos anos de 20 à 80. No entanto, é bom saber que:

  • Se você gosta de móveis escuros e detalhes barrocos, os anos de 1920 e 1930 são uma boa aposta.

  • As décadas de 40 à 60 remetem ao romantismo e elegância.

  • Já as décadas de 70 e 80 são alegres e vibrantes.

Assim, vale fazer uma volta ao passado e resgatar objetos de infância e da casa dos pais e avós. Esse é um bom exercício para entrar no clima do estilo vintage e começar a pensar na decoração.

Estilo vintage
Projeto: Solo Arquitetos – Curitiba/PR

Preste muita atenção nos detalhes, já que pequenos objetos fazem toda a diferença e evidenciam a personalidade do morador. Invista em peças que tragam o passado para dentro de sua casa: porcelanas decoradas, caixas estampadas, quadros, discos, guardanapos de tecido, almofadas de crochê, papel de parede floral, cristaleiras, etc.

Outro elemento que não pode ficar de fora é o papel de parede. Além de ajudar a compor o estilo vintage, ele traz um toque todo pessoal ao seu lar.

Mescla de materiais

No estilo vintage você pode soltar sua imaginação e misturar sem medo as formas e os materiais. Pode abusar de formas abstratas, geométricas, florais e xadrez. Pode misturar ainda texturas como o plástico, vidro, vinil, veludo e couro.

Estilo vintage

Talvez esse seja um dos pontos mais legais do estilo vintage, você pode mesclar ele a várias outras tendências decorativas, como a decoração sustentável, industrial, entre outras. Para saber um pouco mais sobre esses tipos de decorações, confira: 17 Dicas incríveis para uma decoração sustentável. Entenda Antes! e Série estilos de decoração | Estilo industrial dicas e exemplos, descubra suas características.

Cores

O estilo vintage é colorido, e as cores mais usadas são: laranja, amarelo, rosa, azul. A mistura clássica de preto com branco e vermelho também é muito bem-vinda.

Só fique atento para não exagerar no uso das cores e deixar o ambiente cansativo. A harmonia é sempre o segredo de qualquer decoração.

Em todo momento é importante lembrar que você pode usar a sua imaginação quando se fala no estilo vintage e combinar várias cores de formas diferentes, que com certeza dará um aspecto incrível ao seu ambiente.

Estilo vintage
Projeto: STUDIO CSD – Cascavel/PR

Design e mobiliários

O estilo vintage conserva um design bem característico. Os móveis costumam ter linhas simples e retas e as pernas pontiagudas.

Escolha sofás longos, superfícies lisas e brilhantes, móveis baixos, poltronas e cadeiras arredondadas e coloridas. Acrescente quadros de arte e ilustrações, fotografias no melhor estilo hollywoodiano, espelhos em dimensões variadas, almofadas estampadas e muito coloridas, etc.

Estilo vintage

Na hora de escolher os móveis, uma ótima dica é garimpar peças em lojas de antiguidade. Vale também correr atrás de objetos de família ou restaurar o que você já tem em casa, utilizando técnicas de pintura que conferem um antigo aos móveis e objetos.

Veja Também: Poltronas decorativas – 80 ideias para você não errar na decoração!

Onde usar o estilo vintage

O estilo vintage pode estar presente em qualquer cômodo da casa: varanda, quartos, salas, cozinha, banheiro e escritório. Todos os cômodos podem receber o charme e a beleza do estilo.

Estilo vintage

  • Cozinha: Uma excelente aposta é misturar móveis no estilo vintage com eletrodomésticos bem modernos.

Projeto: Studio Boscardin.Corsi – Curitiba/PR
  • Sala de estar: Aposte no aconchego das poltronas e tapetes. Pode-se usar também papéis de parede florais e uma estante recheada de objetos antigos e fotos de família.

Estilo Vintage

  • Sala de jantar: Esse cômodo também é um ótimo investimento para sua casa, com o estilo vintage sobre o mesmo, vai ser possível sua família inteira saborear uma ótima refeição, diante de um ambiente adorável e nostálgico.
Estilo Vintage
Projeto: Rodrigo Angulo – São Paulo/SP
  • Quartos: Almofadas, cadeiras, armários e outros objetos com design característicos, são muito importantes na hora de decorar o ambiente com o estilo vintage.

Estilo Vintage

  • Escritório: Uma luminária antiga ou uma velha máquina de escrever ou telefone dão charme instantâneo.

Estilo Vintage
Projeto: INTEGRARE – ARQUITETURA & ENGENHARIA – Toledo/PR
  • Banheiros: Pisos e azulejos com cara de antigos ou uma bela banheira caem muito bem. Aproveite e capriche nos acessórios.

Estilo Vintage

Uma última dica: Contrate um designer de interiores para te ajudar a criar o clima ideal para cada ambiente da sua casa. E não tenha medo de misturar estilos, basta ter cuidado para manter a harmonia entre as cores e as estampas dos móveis, objetos e paredes. Solicite um orçamento e receba até 4 propostas. 

Estilo vintage
Projeto: Evviva Bertolini – Bento Gonçalves/RS

Você também é uma pessoa que ama os anos 60, 70? Adotaria esse tipo de decoração para sua casa?

Comente aqui embaixo o que achou do estilo vintage, e nos diga se você decoraria algum ambiente com ele.

Mas convenhamos, esse estilo é muito lindo para se decorar uma casa, não é?

Entenda Antes de decorar!  😉 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *