Série estilos de decoração | Estilo romântico: dicas e exemplos para você se inspirar! Entenda Antes

Você é uma pessoa que gosta de ler livros, ou ver filmes com o tema romântico? Então a decoração com o estilo romântico é perfeita para você. É sempre bom lembrar que esse estilo não é exclusivamente feminino, ele é muito mais do que isso!

estilo romântico
Projeto: B + M Arquitetura e Interiores – Cornélio Procópio PR

Um estilo romântico é sinônimo de ambientes íntimos, serenos e elegantes. Para saber como usar esse estilo na sua casa, confira neste post algumas dicas.

estilo romântico

O estilo romântico

Com muitas flores e tons delicados, o estilo romântico é sempre associado ao feminino. Porém, quando bem projetado ele não agrada somente as mulheres, basta um pouco de criatividade.

Fique atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do Entenda Antes!>

É importante lembrar que a maioria das pessoas que curtem esse estilo, sempre adotam, investem e apostam em colorações fortes e marcantes, que fogem da estética feminina.

estilo romântico
Projeto: Croqui Arquitetura e Interiores – Cascavel/PR

Características do estilo romântico

  • Quando o assunto é a escolha dos móveis, dê preferência aos traços curvos, pés arredondados e peças trabalhadas. As mesas redondas e ovais estão sempre presentes, assim como bancos estofados, colocados aos pés da cama e das poltronas.

estilo romântico
Projeto: Andrezza Bordim – Ribeirão do Pinhal/PR
  • Os móveis mais utilizados para criar ambientes no estilo romântico são aqueles de ferro, madeira e peças pintadas de branco, bege ou azul claro, por exemplo.

estilo romântico
Projeto: Fernanda Seabra – Londrina/PR
  • A paleta de cores é suave: branco, tons neutros e pastéis. Mas com a paleta neutra, você pode adicionar alguns pontos com cores mais fortes: amarelo, azul, verde, lilás ou pink, sem perder o romantismo.

Veja também: Jardim de inverno – Elegância, aconchego e harmonia aos ambientes. Entenda Antes de fazer!

  • Estampas listradas, xadrez e adamascados são aqueles mais associados ao estilo romântico e podem ser usados em toda a casa, nos lençóis da cama, no papel de parede, cortinados e sofás.

  • Pode usar e abusar também de texturas, rendas, laços, tricô e crochê para completar o cenário.

estilo romântico
Projeto: Camila Cavazzana – Londrina/PR
  • É aconselhável que os tapetes sejam discretos, mas sem esquecer de contribuir para que os ambientes se tornem ainda mais aconchegantes.

Veja também:  Casa mais arejada e fresca no verão: 10 dicas que fazem a diferença!

  • O uso da luz natural é uma das principais características do estilo romântico. Por isso use cortinas transparentes para filtrar de forma delicada a luz exterior.

estilo romântico
Projeto: Rita Patron – Curitiba/PR
  • Quanto a iluminação noturna, escolha sempre lâmpadas de baixa intensidade. No teto, dê destaque para os lustres e espalhe velas pela casa, de preferência as aromáticas.

    O Entenda Antes fez uma publicação sobre a decoração com abajures e luminárias, os quais podem dar uma aparência mais bela ao seu ambiente, confira: Decoração com abajures e luminárias – Entenda Antes de decorar!

  • Use acessórios de vidro e cristal. E lembre-se que dourado, prateado, bronze, ferro e metal também fazem parte do estilo romântico.

  • Se quiser dar um toque mais masculino aos ambientes, use tecidos listrados, uma poltrona de couro e objetos de madeira escura.

Veja também: Tons de madeira: aprenda a combiná-los com o restante da decoração.

O estilo romântico em diferentes ambientes

Sala de jantar

A dica é apostar em um lustre de cristais ou com estrutura em ferro para reforçar o estilo romântico.

Os utensílios de mesa também podem ser usados para reforçar o estilo. Uma escolha muito agradável para a composição do seu ambiente é usar pratos com estampas delicadas e florais.

estilo romântico
Projeto: B + M Arquitetura e Interiores – Cornélio Procópio PR

Quarto

Aposte em papéis de parede para levar o romantismo para o ambiente.

Escolha espelhos com molduras clássicas, almofadas confortáveis, estampas florais e acabamento pátina.

A cama é sempre o objeto principal, com destaque para estruturas em ferro, ou então para camas de madeira com quatro colunas ou cabeceiras forradas com tecidos elegantes.

estilo romântico
Projeto: G. ALB Arquitetura & Interiores – Cornélio Procópio/PR

Banheiro

Aqui o branco tem lugar garantido. Invista também em uma banheira com pés, um toucador, uma poltrona e bonitos quadros para decorar as paredes e frascos de perfume vintage na bancada.

estilo romântico

Sala de estar

Escolha os tons pastéis e clarinhos, como rosa, azul e amarelo bebê, verde menta, branco, pêssego e salmão. Nas estampas, dê preferência as de flores, listras, adamascados, pássaros e poás.

Poltronas, cadeiras, sofás e puff’s com estofado macio, acabamento pátina e tecido de algodão são ótimas sugestões para sua sala no estilo romântico.

Adicionar uma poltrona ou puff contribui muito para o seu ambiente, pensando nisso o Entenda Antes fez uma postagem relacionada a esse tema, confira: Lindas composições de salas de estar, poltronas e puff’s para sua casa.

estilo romântico

Sala Cinema

Se engana quem acha que esse estilo de decoração não pode ser aplicado em uma sala cinema, usando as dicas do Entenda Antes fica fácil decorar até um ambiente como este.

É aconselhável investir em uma iluminação diferenciada para o mesmo, sem esquecer os tons neutros na hora de decorar, pois eles deixam o ambiente mais equilibrado.

estilo romântico
Projeto: Lima Ramos Lombardi Arquitetura – Curitiba/PR

O estilo romântico pode dar um aspecto incrível para o seu ambiente, trazendo um pouco de romance, e despertando esse lado das pessoas. Depois dessas dicas você ainda acha que esse estilo é exclusivamente feminino? Mudou sua opinião?

Conte aqui nos comentários o que achou do estilo romântico, e nos diga se você colocaria esse estilo de decoração na sua casa.

Entenda Antes de decorar!  😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *