Série estilos de decoração | Estilo minimalista, dicas e exemplos para você se inspirar.

sala de estar estilo minimalista de decoração

Já imaginou viver em uma casa com muito espaço, poucos móveis e acessórios para limpar e organizar? Pois saiba que isso é perfeitamente possível quando se escolhe uma decoração no estilo minimalista. Confira neste post como decorar sua casa neste estilo cheio de elegância e personalidade.

Como surgiu o estilo minimalista?

Acredita-se que o estilo minimalista tenha surgido no período após a Segunda Grande Guerra. Nessa época, muitas pessoas haviam perdido tudo ou quase tudo e tiveram que aprender a viver com muito pouco.

O estilo minimalista é isso mesmo: ambientes decorados para conter apenas o essencial, com grande atenção à funcionalidade de cada objeto. Aqui cabe a máxima de que menos é mais.

Há quem defenda que o minimalismo é muito mais que um estilo de decoração. Acredita-se que seja um estilo de vida, e que por isso pode se adaptar a qualquer outro tipo de decoração.

decoração minimalista sala de estar, sala te tv

Veja também: Lagos artificiais, você nunca viu algo tão incrível assim!

Características do estilo minimalista

cozinha com decoração no estilo minimalista

Poucos e bons móveis, espaços amplos, tudo prático e funcional. Assim é o estilo minimalista que a cada dia conquista mais pessoas ao redor do mundo.

A decoração minimalista é baseada na sobriedade, não existem objetos apenas decorativos. Tudo é muito simples e cada elemento tem uma função e uma razão de estar no ambiente. Os adeptos da decoração minimalista acreditam que suas casas devem ser um refúgio de paz e tranquilidade em oposição ao caos e confusão do mundo.

sala com decoração minimalista

Veja também: Iluminação para jardins – Você também pode ter o jardim dos seus sonhos!

Mas vejamos agora as principais características deste estilo:

quarto decoração minimalista - quartos com estilo minimalista

  • Espaços amplos com muita luz natural. Esses dois elementos são a chave para o sucesso de um ambiente no estilo minimalista.
  • Linhas simples, estreitas e quase sempre retas. Isso vale tanto para a decoração quanto para a arquitetura.
  • Simplicidade nos detalhes. As janelas são lisas e sem peitoris, os rodapés são planos, o chão é completamente polido, bem como as bancadas revestidas de granito.
  • As cores devem ser escolhidas de acordo com as características de cada ambiente com o objetivo de facilitar o dia a dia. É possível destacar uma preferência pelas tonalidades básicas e naturais como o branco,  marrom, cinza, preto, azul, verde, bege e suas variações.
  • Não há necessidade de adicionar cores vibrantes à decoração. Cores vibrantes, segundo as regras minimalistas, causam apenas ruído visual.
  • Quanto mais claro o ambiente melhor. A claridade permite que o espaço pareça mais amplo.
  • Quanto à iluminação artificial, a escolha deve ser por focos embutidos, facilmente regulados.
  • Nada de cortinas nas janelas. O estilo minimalista pede luz natural e portanto o máximo que se dever ter nas janelas são estores simples ou blackouts.
  • Nada de prateleiras abertas. Porém, se existirem o ideal é que sejam poucos os objetos dispostos sobre elas.
  • Os móveis minimalistas não podem obstruir o espaço livre da casa e devem facilitar as tarefas diárias. Mesas, cadeiras, sofá, todas os elementos são escolhidos de acordo com sua função.
  • Ambientes mobiliados com o essencial. Móveis inteligentes como a cama futon, pufes e cabideiros são facilmente encontrados em ambientes decorados no estilo minimalista.
  • Geralmente, as portas, armários e gavetas nem sequer possuem puxadores. A opção aqui é pelo click-clack ou então por portas de correr.
  • Electrodomésticos e equipamentos eletrônicos podem ficar em destaque. Já que não existem muitos elementos decorativos nos ambientes, eles acabam assumindo o papel de objeto de design ou de arte.
  • O estilo minimalista dispensa texturas e estampas. A preferência é por ambientes o mais “despidos” possível.
  • Os materiais mais usados na decoração minimalista são: madeira, vidro, inox, cromado, espelho, pele, mármore, granito, pedra e ladrilho natural.
  • Nas paredes a melhor aposta é ter poucos quadros, mas com molduras marcantes.
  • Escolha uma bonita planta para um canto da sala ou um vaso de orquídea sobre a mesa. É o suficiente para dar vida aos ambientes minimalistas.

Veja também: Painéis de gesso 3D – Uma transformação com baixo investimento!

decoração minimalista sala de estar, sala te tv

Dicas para uma decoração minimalista

Quer entrar de cabeça no estilo minimalista? Então, seguem algumas dicas para te ajudar a trazer essa atmosfera para dentro da sua casa.

Desapego

Para de acumular objetos e móveis que não são utilizados. Doe, venda ou troque tudo o que não mais tiver serventia. Este é o primeiro passo para uma decoração minimalista.

decoração minimalista sala de estar, sala te tv

Menos é mais

Tenha poucos elementos em sua casa. Fuja dos excessos. Escolha móveis práticos e fáceis de manter e não tenha medo dos espaços vazios.

cozinha com decoração no estilo minimalista

Limpeza

Um ambiente sempre limpo é essencial para uma decoração minimalista. Portanto, mantenha o chão e as superfícies dos móveis limpas e livres de objetos e acessórios desnecessários.

Veja também: Banheira, spa e ofurô: conheça as diferenças e saiba qual comprar

Organização

Também é essencial no estilo minimalista. Tudo deve ter o seu lugar e permanecer nele quando não estiver sendo utilizado.

decoração minimalista sala de estar, sala te tv

E ae, o que você achou desse estilo?

Será que você consegue desapegar daqueles objetos que tanto ama para impor o minimalismo em sua casa?

Vá com calma, comece se desapegando aos poucos, logo você terá uma casa com estilo totalmente minimalista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *