Espaços Gourmet – Tendência e desejo de muitos!

Tempo de leitura: 6 minutos

Espaços gourmet estão em alta! Veja dicas e suas vantagens. Se inspire com uma grande seleção especialmente feita para você!

Projeto desenvolvido pela Indesign Arquitetura. Clique aqui para ver mais projetos da Indesign Arquitetura.

Você sabe o que é um espaço gourmet? 

Sabemos que é um espaço destinado à prática culinária.

Diferente da cozinha tradicional, que é considerada um lugar de serviço, situada distante dos demais ambientes da casa, hoje o espaço gourmet ganhou destaque.

Esses espaços gourmet vem sendo instalados em áreas com maior privilégio da casa, tornando-se o seu verdadeiro coração.

Sendo um espaço de convivência muito importante para família, é onde todos se reúnem para passar momentos agradáveis e especiais.

Sua principal característica é seu design diferenciado, preza pela praticidade e equipamentos modernos.

Sua decoração busca deixar o ambiente dinâmico, convidativo e aconchegante, afinal, o maior interesse desse espaço é a interação das pessoas envolvidas.

Vantagens do espaço gourmet.

Entre inúmeras vantagens, a mais marcante e óbvia, é ter um espaço propício para organizar eventos e festas, para recepcionar amigos e familiares com total aconchego e requinte.

  • No Brasil há um ditado popular antigo no sentido de que ”o melhor lugar da casa é a cozinha”. A frase se refere às cozinhas brasileiras das décadas passadas, da casa da vovó, na qual havia espaço para toda a família conviver. O espaço gourmet resgata para os dias de hoje esse hábito familiar tão saudável e gostoso.

Esse local é feito e pensado em aproximar os convidados e manter o relacionamento com quem está preparando os alimentos. Como já mencionado, o maior interesse desse local é a interação das pessoas envolvidas.

Outra vantagem de se ter um espaço gourmet bem equipado, é a possibilidade de se aventurar na cozinha, testar e criar novas receitas, assim, desenvolver suas habilidades gastronômicas.

Onde posso construir esse espaço gourmet?

O espaço gourmet é muito versátil se referindo ao local de construção, pois existem diversas opções de onde e como construí-lo. É necessário pensar no local que você tem disponível para a construção.

Para te ajudar, fizemos uma incrível seleção de exemplos e dicas, assim, você pode ter ideias e se inspirar, para escolher entre seus gostos e preferências onde irá construir seu espaço gourmet.

Espaço gourmet externo.

O espaço gourmet externo é uma excelente opção, e apresentam algumas vantagens, o conforto de um ambiente aberto e ventilado e também a possibilidade de integração com a área de lazer, deixando assim, o espaço gourmet ainda mais completo. Veja alguns exemplos:

espaços-gourmet-externoespaços-gourmet-externo espaços-gourmet-externo espaços-gourmet-externo espaços-gourmet-externo espaços-gourmet-externo

espaços-gourmet-externo espaços-gourmet-externo espaços-gourmet-externo

Está gostando do artigo e quer receber todas as atualizações do blog, com novidades e tendências em arquitetura e decoração? Adicione seu e-mail e se cadastre em nossa lista de visitantes VIP. 

Fique atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do Entenda Antes!>

Espaço gourmet interno.

Se você não tiver um espaço externo disponível, pode montar seu espaço gourmet na parte interna da casa, fica muito aconchegante e prático. Pois assim, você não necessitará ter uma cozinha dentro de casa também.

Você pode otimizar esse espaço gourmet interno deixando-o integrado com o espaço de estar e jantar, fazendo desses ambientes, apenas um.

Você também tem a possibilidade de fazer o espaço gourmet interno, integrado com a área externa, dividindo-os apenas por um blindex, para manter o contato visual, fica muito legal também. Como esse projeto abaixo por exemplo.

Projeto desenvolvido pela Indesign Arquitetura. Clique aqui para ver mais projetos da Indesign Arquitetura.
Projeto desenvolvido pela Indesign Arquitetura. Clique aqui para ver mais projetos da Indesign Arquitetura.

espaços-gourmet-interno espaços-gourmet-interno espaços-gourmet-interno espaços-gourmet-interno espaços-gourmet-interno espaços-gourmet-interno espaços-gourmet-interno espaços-gourmet-interno espaços-gourmet-interno espaços-gourmet-interno

Espaço gourmet na sacada.

Se você mora em um apartamento, também separamos ótimas ideias para você se inspirar!

Um espaço gourmet na sacada fica maravilhoso, é como um espaço gourmet externo, além da vista que se tem de uma varanda, a ventilação também é uma das grandes vantagens.

Caso sua varanda fique exposta por muito tempo ao sol, tome cuidado, pois o uso do espaço gourmet pode ser prejudicado em determinados horários, a não ser que você procure soluções de brises para bloquear o sol. Para isso você pode consultar um arquiteto.

espaços-gourmet-sacadas-varandas-apartamentos espaços-gourmet-sacadas-varandas-apartamentos espaços-gourmet-sacadas-varandas-apartamentos espaços-gourmet-sacadas-varandas-apartamentosespaços-gourmet-sacadas-varandas-apartamentos espaços-gourmet-sacadas-varandas-apartamentos espaços-gourmet-sacadas-varandas-apartamentos espaços-gourmet-sacadas-varandas-apartamentos

O que não pode faltar em seu espaço gourmet?

01 – Bancada

Com certeza em seu espaço gourmet o que não pode faltar é uma bancada. Essa bancada deixa o espaço super funcional e versátil, pode ser compartilhada e utilizada tanto pelo cozinheiro como também por seus convidados, assim, eles podem apreciar um drink no balcão, como se fosse um barzinho, enquanto o alimento é preparado.

Sendo assim, não esqueça de equipar essa bancada com banquetas.

Projeto desenvolvido pela Indesign Arquitetura. Clique aqui para ver mais projetos da Indesign Arquitetura.
Projeto desenvolvido pela Indesign Arquitetura. Clique aqui para ver mais projetos da Indesign Arquitetura.

02 – Sofá – Poltronas – Puffs – Banquetas – Cadeiras confortáveis – Chaise long

O espaço gourmet é um local de aconchego. Por isso, se você tiver espaço disponível, não pode faltar opções confortáveis para os usuários se acomodarem.

Entre as opções estão: Sofás, poltronas, puffs, banquetas, cadeiras confortáveis e chaise long.

03 – Home bar 

Um home bar é uma ótima ideia para compor seu espaço gourmet. Ele pode ter uma mini adega, com frigobar e climatizadora de vinhos. Alguns tipos de bebidas sortidas e também objetos de preparação do drink.

Quer ver tudo sobre home bar? Clique aqui! 

04 – Churrasqueira e forno.

Churrasco é um dos cardápios preferidos dos brasileiros, ainda mais quando a ideia é reunir a família e amigos.

Por isso, reservar um local para a churrasqueira é uma excelente ideia. Mas, tome cuidado, não coloque a geladeira perto da churrasqueira, isso pode prejudicar seu funcionamento.

05 – Cooktops

Os cooktops ou fogões de mesa tem ganhado popularidade, por sua praticidade, elegância e por ocupar pouco espaço.

Eles podem substituir os fogões tradicionais. São fabricados em três modelos: os cooktops á gás, cooktops elétricos e os cooktops com sistema de indução, esse necessita de panelas específicas, sua maior vantagem é o sistema de resfriamento rápido, excelente para quem tem crianças em casa.

06 – Coifa

Sua função de sugar a maior parte das gorduras dispersas no ar quando cozinhamos, ajuda muito na limpeza do seu espaço gourmet, outra vantagem também é evitar que o cheiro  se espalhe pela casa.

Acesse: Profissionais Indicados e fique por dentro dos principais Arquitetos e Designers de interior de sua região!

Deu para ter ótimas ideias de como será seu espaço gourmet?

Caso ficou alguma dúvida ou quer deixar sua opinião, você pode nos enviar por e-mail ou deixar nos comentários!  Será um prazer respondê-lo!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos.

Entenda Antes de fazer! 😉

2 Comentários


  1. Adorei ! Thiago muito sucesso a você por esse trabalho inspirador e de grande auxílio é maravilhoso!!!
    Tereza

    Responder

    1. Tereza, fico imensamente grato por seu comentário! É muito prazeroso saber que os conteúdos estão auxiliando vocês! Grande abraço…

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *