Espaços Gourmet – Tendência e desejo de muitos!

Tempo de leitura: 6 minutos

Espaços gourmet estão em alta! Veja dicas e suas vantagens. Se inspire com uma grande seleção especialmente feita para você!

Projeto –  Indesign Arquitetura.

Você sabe o que é um espaço gourmet? 

Sabemos que é um espaço destinado à prática culinária.

Diferente da cozinha tradicional, que é considerada um lugar de serviço, situada distante dos demais ambientes da casa, hoje o espaço gourmet ganhou destaque.

Esses espaços gourmet vem sendo instalados em áreas com maior privilégio da casa, tornando-se o seu verdadeiro coração.

Sendo um espaço de convivência muito importante para família, é onde todos se reúnem para passar momentos agradáveis e especiais.

Sua principal característica é seu design diferenciado, preza pela praticidade e equipamentos modernos.

Sua decoração busca deixar o ambiente dinâmico, convidativo e aconchegante, afinal, o maior interesse desse espaço é a interação das pessoas envolvidas.

Vantagens do espaço gourmet.

Entre inúmeras vantagens, a mais marcante e óbvia, é ter um espaço propício para organizar eventos e festas, para recepcionar amigos e familiares com total aconchego e requinte.

  • No Brasil há um ditado popular antigo no sentido de que ”o melhor lugar da casa é a cozinha”. A frase se refere às cozinhas brasileiras das décadas passadas, da casa da vovó, na qual havia espaço para toda a família conviver. O espaço gourmet resgata para os dias de hoje esse hábito familiar tão saudável e gostoso.

Esse local é feito e pensado em aproximar os convidados e manter o relacionamento com quem está preparando os alimentos. Como já mencionado, o maior interesse desse local é a interação das pessoas envolvidas.

Outra vantagem de se ter um espaço gourmet bem equipado, é a possibilidade de se aventurar na cozinha, testar e criar novas receitas, assim, desenvolver suas habilidades gastronômicas.

Onde posso construir esse espaço gourmet?

O espaço gourmet é muito versátil se referindo ao local de construção, pois existem diversas opções de onde e como construí-lo. É necessário pensar no local que você tem disponível para a construção.

Para te ajudar, fizemos uma incrível seleção de exemplos e dicas, assim, você pode ter ideias e se inspirar, para escolher entre seus gostos e preferências onde irá construir seu espaço gourmet.

Espaço gourmet externo.

O espaço gourmet externo é uma excelente opção, e apresentam algumas vantagens, o conforto de um ambiente aberto e ventilado e também a possibilidade de integração com a área de lazer, deixando assim, o espaço gourmet ainda mais completo. Veja alguns exemplos:

espaços-gourmet-externoespaços-gourmet-externo espaços-gourmet-externo espaços-gourmet-externo espaços-gourmet-externo

espaços-gourmet-externo espaços-gourmet-externo espaços-gourmet-externo

Está gostando do artigo e quer receber todas as atualizações do blog, com novidades e tendências em arquitetura e decoração? Adicione seu e-mail e se cadastre em nossa lista de visitantes VIP. 

Fique atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do Entenda Antes!>

Espaço gourmet interno.

Se você não tiver um espaço externo disponível, pode montar seu espaço gourmet na parte interna da casa, fica muito aconchegante e prático. Pois assim, você não necessitará ter uma cozinha dentro de casa também.

Você pode otimizar esse espaço gourmet interno deixando-o integrado com o espaço de estar e jantar, fazendo desses ambientes, apenas um.

Você também tem a possibilidade de fazer o espaço gourmet interno, integrado com a área externa, dividindo-os apenas por um blindex, para manter o contato visual, fica muito legal também. Como esse projeto abaixo por exemplo.

Projeto – Indesign Arquitetura. 
Projeto – Indesign Arquitetura. 

espaços-gourmet-interno espaços-gourmet-interno espaços-gourmet-interno espaços-gourmet-interno espaços-gourmet-interno espaços-gourmet-interno espaços-gourmet-interno espaços-gourmet-interno espaços-gourmet-interno espaços-gourmet-interno

Espaço gourmet na sacada.

Se você mora em um apartamento, também separamos ótimas ideias para você se inspirar!

Um espaço gourmet na sacada fica maravilhoso, é como um espaço gourmet externo, além da vista que se tem de uma varanda, a ventilação também é uma das grandes vantagens.

Caso sua varanda fique exposta por muito tempo ao sol, tome cuidado, pois o uso do espaço gourmet pode ser prejudicado em determinados horários, a não ser que você procure soluções de brises para bloquear o sol. Para isso você pode consultar um arquiteto.

espaços-gourmet-sacadas-varandas-apartamentos espaços-gourmet-sacadas-varandas-apartamentos espaços-gourmet-sacadas-varandas-apartamentos espaços-gourmet-sacadas-varandas-apartamentosespaços-gourmet-sacadas-varandas-apartamentos espaços-gourmet-sacadas-varandas-apartamentos espaços-gourmet-sacadas-varandas-apartamentos espaços-gourmet-sacadas-varandas-apartamentos

O que não pode faltar em seu espaço gourmet?

01 – Bancada

Com certeza em seu espaço gourmet o que não pode faltar é uma bancada. Essa bancada deixa o espaço super funcional e versátil, pode ser compartilhada e utilizada tanto pelo cozinheiro como também por seus convidados, assim, eles podem apreciar um drink no balcão, como se fosse um barzinho, enquanto o alimento é preparado.

Sendo assim, não esqueça de equipar essa bancada com banquetas.

Projeto – Indesign Arquitetura.
Projeto – Indesign Arquitetura. 

02 – Sofá – Poltronas – Puffs – Banquetas – Cadeiras confortáveis – Chaise long

O espaço gourmet é um local de aconchego. Por isso, se você tiver espaço disponível, não pode faltar opções confortáveis para os usuários se acomodarem.

Entre as opções estão: Sofás, poltronas, puffs, banquetas, cadeiras confortáveis e chaise long.

03 – Home bar 

Um home bar é uma ótima ideia para compor seu espaço gourmet. Ele pode ter uma mini adega, com frigobar e climatizadora de vinhos. Alguns tipos de bebidas sortidas e também objetos de preparação do drink.

Quer ver tudo sobre home bar? Clique aqui! 

04 – Churrasqueira e forno.

Churrasco é um dos cardápios preferidos dos brasileiros, ainda mais quando a ideia é reunir a família e amigos.

Por isso, reservar um local para a churrasqueira é uma excelente ideia. Mas, tome cuidado, não coloque a geladeira perto da churrasqueira, isso pode prejudicar seu funcionamento.

05 – Cooktops

Os cooktops ou fogões de mesa tem ganhado popularidade, por sua praticidade, elegância e por ocupar pouco espaço.

Eles podem substituir os fogões tradicionais. São fabricados em três modelos: os cooktops á gás, cooktops elétricos e os cooktops com sistema de indução, esse necessita de panelas específicas, sua maior vantagem é o sistema de resfriamento rápido, excelente para quem tem crianças em casa.

06 – Coifa

Sua função de sugar a maior parte das gorduras dispersas no ar quando cozinhamos, ajuda muito na limpeza do seu espaço gourmet, outra vantagem também é evitar que o cheiro  se espalhe pela casa.

Deu para ter ótimas ideias de como será seu espaço gourmet?

Caso ficou alguma dúvida ou quer deixar sua opinião, você pode nos enviar por e-mail ou deixar nos comentários!  Será um prazer respondê-lo!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos.

Entenda Antes de fazer! 😉

2 Comentários


  1. Adorei ! Thiago muito sucesso a você por esse trabalho inspirador e de grande auxílio é maravilhoso!!!
    Tereza

    Responder

    1. Tereza, fico imensamente grato por seu comentário! É muito prazeroso saber que os conteúdos estão auxiliando vocês! Grande abraço…

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *