Diferenças entre arquiteto, engenheiro e designer de interiores – Entenda Antes de contratar!

Se você pretende construir, reformar ou decorar sua casa ou escritório e tem dúvidas sobre qual profissional você deve contratar para te auxiliar, este post é para você. Confira aqui as diferenças entre arquiteto, engenheiro civil e designer de interiores e faça a escolha certa.

Entenda Antes de contratar!

Veja também: A importância de um bom projeto de arquitetura, não se ferre. Entenda Antes!

Diferenças entre arquiteto, engenheiro e designer de interiores

Diferenças entre arquiteto, engenheiro civil e designer de interiores

Quando se pensa em construir, reformar ou decorar seu imóvel é normal ter dúvidas sobre qual profissional contratar para te auxiliar.

Afinal, sempre existe alguma confusão entre as funções e responsabilidades de um arquiteto, engenheiro civil e designer de interiores. 

Essas profissões se diferem muito entre si em diversos aspectos, porém seus trabalhos são complementares, especialmente quando se trata de projetos de casas, apartamentos e imóveis comerciais, tais como consultórios, escritórios, lojas, restaurantes e etc…

No entanto, para sua segurança é preciso entender a diferença de cada um desses profissionais, principalmente no que diz respeito à atribuição legal e responsabilidade técnica.

Veja abaixo as diferenças entre engenharia e arquitetura e entre arquitetura e designer de interiores, bem como essas áreas podem te ajudar a conquistar o imóvel dos seus sonhos.

Veja também: Como saber quanto irei gastar em minha construção. Entenda Antes!

O que faz um arquiteto e urbanista?

 

Diferenças entre arquiteto, engenheiro civil e designer de interiores

No curso de arquitetura e urbanismo são abordados assuntos como história da arte, história da arquitetura e do urbanismo, representação gráfica, resistência dos materiais, técnicas de construção, planejamento urbano, projeto de edificações, conforto ambiental, térmico, luminotécnico, paisagismo, arquitetura de interiores, entre outros.

Eles podem trabalhar em diferentes áreas, tais como: urbanismo, paisagismo, estudo e planejamento de projetos, execução de desenho técnico, elaboração de orçamento, padronização, mensuração e controle de qualidade, execução de obra, avaliação de imóveis e serviços técnicos.

O trabalho de um arquiteto começa quando se escolhe o terreno para a construção e segue com a elaboração do projeto arquitetônico, supervisão e execução das obras.

Esse profissional pode te orientar desde o início da construção ou reforma.

Ele também é responsável por entender suas necessidades e desejos, assim, elaborar um projeto funcional para seu futuro imóvel.

Veja também: Documentação para construção, tudo o que você precisa saber. Entenda Antes!

 

O que faz um engenheiro civil

 

O engenheiro civil é aquele profissional que tem conhecimento técnico para projetar e realizar os mais diferentes tipos de obras, como pontes, estradas, estádios e barragens. Mas quando o assunto é construção ou reforma de imóveis residenciais ou comerciais, o engenheiro civil é aquele que faz o projeto e supervisiona as diferentes etapas da obra.

Durante o curso de engenharia civil o profissional estuda diversos fatores que podem interferir em uma construção, entre esses fatores podemos citar:  o impacto do vento, as caraterísticas dos materiais de construção usados, topografia, cálculos estruturais, hidráulica e etc.

Com base em todos esses conhecimentos o engenheiro civil faz o projeto determinando as dimensões e escolhendo os melhores materiais para serem utilizados.

O engenheiro civil possui conhecimentos para executar e planejar uma reforma ou construção.

Geralmente engenheiros e arquitetos trabalham em conjunto, o arquiteto com uma visão mais estética e funcional.

O que faz um designer de interiores

 

Diferenças entre arquiteto, engenheiro civil e designer de interiores

O designer de interiores tem a função de realizar a decoração de ambientes e a composição dos espaços internos.

É sua função organizar e planejar o espaço interno por meio da releitura do layout, ampliação ou redução de espaços, aplicações de tendências e novidades técnicas de estética.

Seu objetivo é sempre atender da melhor forma possível as necessidades do cliente, criando um ambiente atraente, bonito e muito confortável.

Podendo trabalhar em espaços habitacionais, comerciais ou até mesmo públicos.

O design de interiores é uma profissão que foi regulamentada recentemente, no final de 2016, e a principal limitação dos seus profissionais é a proibição de mexer com a estrutura física do ambiente.

Veja também: Formas de Financiamentos de imóveis. Entenda Antes!

Cuidados na hora de contratar

 

Agora que você já sabe as diferenças entre os profissionais, é preciso que você esteja atento à alguns detalhes na hora de contratar algum deles para serviços de design, arquitetura e engenharia.

Toda alteração na estrutura do imóvel ou de edificação, precisa passar por um profissional de arquitetura ou engenharia civil.

Os trabalhos dos arquitetos são acompanhados por um documento chamado Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). Nele constam os dados do projeto e/ou obra e as devidas atribuições do contratado.

No caso de contratação de um engenheiro civil o documento exigido é a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Esse documento lhe dará segurança técnica e legal.

Quando a ideia for só efetuar a decoração de ambientes e a melhoria do espaço sem alterações na estrutura do imóvel, o designer de interiores é o profissional mais indicado. Ele irá te ajudar com toda sua experiência e bom gosto.

Vale lembrar que muitos arquitetos se especializam ou atuam como design de interiores.

Gostou do post? Então continue acompanhando nosso blog Entenda Antes e não perca nossas dicas sobre designer de interiores, engenharia e arquitetura.

Fique atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do Entenda Antes!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *