Dicas de como montar uma parede verde que dê pouca manutenção – Entenda Antes!

Se você quer ter plantas em casa e falta espaço ou se você quer apenas valorizar um cantinho sem graça, que tal investir em uma parede verde?

Confira aqui as dicas de como montar uma parede verde que dê pouco trabalho na sua manutenção.

Veja também: O que é Sustentabilidade e como ela se encaixa na decoração? Entenda Antes!

Parede verde ou jardim vertical

Parede verde ou jardim vertical é uma excelente solução para quem tem pouco espaço para plantar um jardim na horizontal. No mais, ele transforma qualquer ambiente da casa em um lugar mais charmoso, agradável e muito relaxante.

Ele pode ser montado na varanda, sala e até mesmo na cozinha. E entre as suas vantagens podemos citar, além da beleza, sua colaboração para a diminuição dos efeitos da emissão de carbono e também para a diminuição da temperatura do ambiente.

Apesar de existirem diversas técnicas, algumas regras são fundamentais para a montagem e manutenção do jardim vertical. Acompanhe!

Dicas de montagem e manutenção

Estrutura

O seu jardim vertical pode ser feito de madeira, pregando vários vasinhos de diversos tamanhos na parede, formando uma composição harmoniosa.Uma ideia é utilizar vasinhos e placas de fibra de coco para montar o painel.

Pode-se usar também treliças de ferro ou madeira com vasos meia lua. Para colocação deve-se chumbar a treliça na parede e prender os vasos com ganchinhos. Os vasos meia lua podem também ser pregado em tela de alambrado.

Substrato

É importante escolher um produto especial e próprio para jardim vertical, isso é fundamental para o correto desenvolvimento das plantas. O ideal é investir em um substrato com turfa importada, que tem longa durabilidade.

A terra convencional se compacta e atrapalha o crescimento das raízes e a infiltração da água. Pode ainda, se decompor muito rápido, aumentando a periodicidade da manutenção.

Escolha da planta

É fundamental escolher a espécie certa de planta para o seu jardim vertical de acordo com o ambiente onde ele será instalado. Observe as exigências de cada espécie: se gosta ou não de vento, umidade e temperatura.

Verifique a entrada de luz natural, se é muito ou pouca. Desta forma, você evita que plantas que necessitam de sol fiquem na sombra e vice-versa. E outro detalhe: algumas plantas não gostam de ficar próximas de luzes artificiais, principalmente aquelas que esquentam.

Algumas espécies indicadas: dinheiro-em-penca (Callisia repens), lambari-roxo (Tradescantia zebrina), peperômia (Peperômia scandens), barba de serpente (Ophiopogon jaburam), aspargo-pendente (Asparagus densiflorus) entre outras.

Irrigação

Falta ou excesso de água não são bons para as plantas. Por isso, todo cuidado é pouco quando o assunto é irrigação.

Para saber se a quantidade de água está adequada a dica é colocar o dedo na terra, cerca de 2 cm da superfície, após 2 horas de irrigada. Se o dedo ficar sujo de terra, diminua a quantidade de água na próxima vez que for irrigar. O ideal é sentir o substrato úmido e seu dedo sair seco, com apenas alguns resquícios de terra.

Adubação

Como todo jardim, sua parede verde também deve ser adubada. E para facilitar sua vida e garantir a beleza das plantas, o ideal é optar por um adubo de liberação lenta.

Esse tipo de produto, que pode durar até um ano, libera, lentamente, pequenas doses de fertilizante quando em contato com a água.

Podas

As podas são sempre muito importantes para o crescimento das plantas. É necessário tirar sempre as folhas secas, estimulando assim o desenvolvimento das plantas.

Gostou? Viu como é fácil e simples ter e manter uma bonita parede verde na sua casa? Entenda Antes e deixe sua casa mais bonita e agradável.

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *