Conheça os acabamentos mais adequados para cada ambiente da sua casa – Entenda Antes!

A etapa de finalização dos acabamentos é uma das fases mais emocionantes de uma construção. É nesse momento que tudo que você imaginou começa a ganhar vida: revestimentos no chão e paredes, pinturas interna e externa, instalação de bancadas e muitos outros detalhes.

Cada cômodo da sua casa, desde banheiros até quartos e áreas externas possuem seus próprios desafios e necessidades.

Felizmente, existe uma enorme variedade de itens para acabamento usados no design de interiores que se encaixam perfeitamente em cada ambiente.

Neste texto, apresentamos os acabamentos mais adequados para os principais cômodos e alguns exemplos de projetos de casas para você se inspirar. Faça uma boa leitura e aproveite as dicas da nossa revista.

Marcio Erlim – Arquiteto

Veja também: Fase de acabamentos da construção, o guia especial para você – Entenda Antes!

Salas

As salas de estar e jantar costumam ser o grande destaque de uma casa. Essas áreas recebem um grande fluxo de pessoas e merecem uma decoração com muito estilo.

Para o piso, o porcelanato é o revestimento mais utilizado. O material é resistente e pode ser encontrado em diversos tipos de texturas, formatos, tamanhos e acabamento.

Revestimentos vinílicos e laminados que imitam madeira também combinam com as salas e proporcionam uma sensação de aconchego ao ambiente.

Nas paredes, os revestimentos geométricos em alto relevo criam um efeito visual interessante e destaca o ambiente.

Os painéis de gesso 3D se demonstram uma ótima opção, causam um impacto visual incrível ao ambiente.

Além disso, também existem os papéis de parede 3D, assim como o gesso 3D também se destacam muito. Por isso, o ideal é utilizar esses itens em apenas uma das paredes.

INDESIGN ARQUITETURA

Quartos

O quarto é um ambiente de descanso e conforto e isso deve ser levado em consideração ao definir os acabamentos.

Geralmente as pessoas ficam descalças no quarto, então comece proporcionando conforto para os pés.

O revestimento de madeira é o mais utilizado em quartos pois os materiais orgânicos absorvem mais calor. Para proporcionar uma atmosfera ainda mais aconchegante e luxuosa, aposte em um tapete bem macio!

Você também pode destacar uma parede do quarto com um papel de parede que combine com o estilo da decoração e que siga a paleta de cores do ambiente.

Daniella Vertuan

Banheiro

A preocupação com o excesso de água deve ser prioridade durante a construção e ao escolher o acabamento desse ambiente. É ideal que a área de banho e pia tenha o revestimento com pisos resistente à umidade, como o porcelanato ou a cerâmica.

Para evitar acidentes por conta do piso escorregadio, escolha um revestimento texturizado, em vez de um com acabamento polido.

O mármore e o granito são escolhas clássicas que deixam o ambiente elegante e imponente. As pastilhas também não saem de moda e criam um efeito visual muito bonito no banheiro.

Os acessórios metálicos, como torneiras, suportes para toalhas, registros, entre outros, são extremamente úteis e dão um toque especial ao banheiro.

Na hora de escolher esses acabamentos, considere a qualidade, funcionalidade e beleza das peças.

Fundos Arquitetura

Cozinha

A cozinha é uma área molhada e com grande circulação de pessoas. Por isso, o acabamento para esse ambiente deve ser resistente e fácil de limpar.

Os azulejos são os revestimentos mais utilizados nas cozinhas, porém, existe uma grande variedade de materiais que combinam com esse espaço. Porcelanato, mármore, pastilhas, ladrilhos hidráulicos, mosaicos, pedras e cimento queimado são algumas opções.

Revestir as paredes pode ajudar a proteger da umidade e sujeira, além de criar um visual bem impactante.

Neste projeto de design de interiores, foi utilizado o revestimento da parede imitando tijolinhos na cor verde, que deixa o ambiente cheio de personalidade.

INDESIGN ARQUITETURA

Área Externa

Piscinas, áreas gourmet e varandas precisam de uma atenção especial em relação ao acabamento.

Nessas áreas externas, pisos e paredes podem enfrentar luz solar intensa, chuva e grande circulação de pessoas. 

IGOR HENRIQUE

No piso, materiais antiderrapantes e resistentes são os mais indicados, como é o caso de revestimento cerâmico, porcelanato texturizado e pedras.

Nas paredes, as pinturas precisam ser realizadas com uma tinta especial para áreas externas pois elas são mais resistentes e duráveis. 

Para criar um visual totalmente diferente na área externa, experimente decks de madeira ao redor da piscina e revestimentos 3D nas paredes.

Veja também: 17 Tipos de ACABAMENTOS para sua obra, se inspire e compare. Entenda Antes!

______________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *