5 Dicas de como selecionar o arquiteto ideal para o seu projeto. Entenda Antes!

Se você está pensando em construir ou reformar sua casa ou imóvel comercial, você deve também estar se perguntando como fazer para selecionar o arquiteto ideal para o seu projeto.

Afinal, você quer que tudo saia bem planejado, bonito, com conforto e segurança, não é mesmo?

E para te ajudar na tarefa de selecionar o arquiteto para materializar seus sonhos e desejos, elaboramos este post. Acompanhe!

Entenda Antes de fazer!

Como selecionar o arquiteto ideal para o seu projeto?

Veja também:  A importância de um bom projeto de arquitetura, não se ferre. Entenda Antes!

Por que contratar um arquiteto? 

Arquiteto Ideal

Antes de começar a investir na construção de sua casa, muitas pessoas ficam com um questionamento em mente sobre: “Qual é a diferença entre um arquiteto, um engenheiro e um designer de interiores?“.

Com base nessa e muitas outras dúvidas o Entenda Antes escreveu um post sobre as diferenças entre esses determinados profissionais, confira: Diferenças entre arquiteto, engenheiro e designer de interiores – Entenda Antes de contratar!

Uma construção ou reforma necessita de especialistas de diversas áreas, e entre esses profissionais, um dos mais importantes é o arquiteto ou engenheiro.

É ele que irá, ao lado do engenheiro e do mestre de obras, acompanhar todos os trabalhos e garantir que tudo saia de acordo com o que foi projetado e planejado.

A importância do arquiteto ou engenheiro já se inicia na fase de escolha e avaliação do terreno. Passa pela projeção e elaboração do projeto arquitetônico e complementares, execução do projeto e termina na especificação dos acabamentos da construção (iluminação, revestimentos, pintura, pisos, etc).

Arquiteto Ideal

Entre os motivos para contratar um arquiteto, podemos citar:

  • É o profissional legalmente autorizado a fazer o projeto arquitetônico;
  • Possui uma formação que o torna capaz de unir técnica, criatividade, estética e funcionalidade em um mesmo ambiente;
  • É capaz de equilibrar as suas necessidades ao orçamento disponível;
  • Consegue calcular corretamente a quantidade necessária de materiais que serão utilizados na obra;
  • Um projeto assinado por um arquiteto traz segurança e valoriza o imóvel.

No entanto, selecionar o arquiteto ideal para o seu projeto pode ser uma tarefa difícil, ainda mais se você nunca contratar um arquiteto ou já passou por uma experiência ruim.

Sabendo disso nós listamos 5 maneiras de como selecionar o melhor arquiteto para você.

Como selecionar o arquiteto ideal

Para não errar na hora de selecionar o arquiteto, vale a pena observar os pontos a seguir:

1. Indicações

Peça indicações de pessoas de confiança que já contrataram os serviços de um arquiteto. Amigos próximos e familiares podem te ajudar muito a selecionar o arquiteto para o seu projeto.

Pergunte porque escolheram determinado profissional e o que acharam do atendimento e dos serviços.

Você pode ainda pedir indicações nos sindicatos e associações de arquitetos e urbanistas ou mesmo em sites de referências na internet, como o Entenda Antes

Pedindo indicação você precisa estabelecer um primeiro contato com o profissional, para começar uma possível negociação. Isso irá te tomar um bom tempo, pois se você quiser ter no mínimo umas 3 propostas, você terá que ir atrás, o que irá tomar um bom tempo seu.

Pensando nisso, criamos o Entenda Antes… Bastar preencher uma simples solicitação que nosso sistema buscará profissionais próximos que irão entrar em contato com você. É rápido, fácil e seguro! Solicite agora gratuitamente. 

Arquiteto Ideal

2. Portfólio do profissional

O portfólio de um arquiteto é a vitrine do seu trabalho. Assim, você precisa conhecer bem o portfólio do profissional antes de contratá-lo.

Só assim você fica conhecendo seus projetos e tem certeza que o seu estilo arquitetônico é o que você imagina para sua obra.

Além de conhecer o portfólio, uma boa ideia é visitar os ambientes construídos pelo profissional para ter a exata noção da qualidade de sua arquitetura. Afinal, nada melhor do que ver com os próprios olhos o trabalho e sentir o espaço projetado pelo arquiteto.

Como selecionar o arquiteto ideal para o seu projeto?

3. Tipo de obra

Escolha um arquiteto que seja adequado ao seu tipo de obra. Embora todo arquiteto seja habilitado para projetar qualquer tipo de construção ou reforma, é importante verificar se esse determinado profissional tem experiência no seu tipo de projeto.

Alguns escritórios de arquitetura são especialistas em construir grandes prédios, enquanto outros já são especialistas em casas de campo ou praia, por exemplo. Veja qual é sua necessidade e selecione o profissional mais adequado.

Veja também: As 15 etapas fundamentais de uma obra. O que você precisa saber – Entenda Antes!

4. Orçamento

Tendo em mente o tipo de obra que você deseja, é hora de definir um orçamento para o seu projeto e quanto pretende gastar com os serviços de um arquiteto.

Existem profissionais para todos os bolsos, alguns dispostos a prestar serviços melhores e com um custo mais acessível para determinadas regiões ou cidades. Por isso é tão importante tem mais de 2 propostas para analisar. 

Como selecionar o arquiteto ideal para o seu projeto?

5. Condições de pagamento

Tão importante quanto escolher uma proposta com preço justo é escolher um profissional que ofereça condições de pagamento ideais para você na hora de contratá-lo.

Por menor que seja o custo da obra, um profissional que ofereça condições de parcelamento ou mesmo um bom desconto para o pagamento à vista pode fazer uma enorme diferença.

Fique atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do Entenda Antes!>


E então, agora não ficou bem mais fácil selecionar o arquiteto ideal para o seu projeto? Seguindo nossas dicas, você encontrará um profissional que se encaixe no seu gosto, estilo e bolso.

Comente aqui embaixo o que achou de nossas dicas, elas te ajudaram?

Para nós é sempre bom que você Entenda Antes de fazer para fechar o melhor negócio! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *