Como preparar o terreno para começar a obra? Entenda Antes!!

Antes do início de uma obra, é de suma importância a preparação do terreno, ou seja, limpeza, nivelamento, construção dos muros, instalação do esgoto, instalação do poste de energia elétrica, ligação de água, entre outros requisitos que se dá ao andamento da obra.

O Entenda Antes quer te orientar antes mesmo de começar a sua construção!!!

Demarcação do terreno

É importante, antes da construção, fazer a demarcação do terreno, sendo ele com piquetes, muros de alvenaria, alambrado entre outros. Essa demarcação é responsável por orientar e garantir que não venha a construir em um espaço menor, maior ou até fora de seu lote.

Demarcação

Projeto Arquitetônico

Para a elaboração do projeto arquitetônico, o arquiteto precisa do levantamento topográfico do terreno, nesse momento o terreno não foi preparado ainda.

A etapa da preparação do terreno vem depois do projeto arquitetônico, pois dai sim é o momento de se trabalhar os desníveis, cortes, aterros e taludes do terreno.

Um passo importante é planejar quais serão as tarefas, montar o cronograma e dividi-las de acordo com a importância, esclarecer tudo o que será feito aos envolvidos e o tempo estimado para cada uma delas.

Veja também: Por que você deve contratar um arquiteto? Veja aqui 5 brilhantes vantagens

Limpeza do terreno

LimpezaTerreno

Para realização da limpeza, deve-se contratar um profissional ou uma empresa especializada. Muitas dessas empresas também fazem a terraplanagem e isso pode influenciar no preço final.

Podemos enumerar a limpeza do terreno em duas etapas:

1 – a Limpeza da Vegetação existente, onde retira-se a camada de vegetação superficial, como o mato, as plantas e os pequenos arbustos.

As árvores merecem uma atenção especial, já que será necessário que a prefeitura municipal aprove sua retirada.

2- a Limpeza de Materiais envolve as atividades relacionadas a demolição, retirada de pedras e entulhos em geral.

Demolição

Veja também: Diversas opções e estilos para construir em seu terreno. Descubra!

Peça ao arquiteto um projeto de demolição caso deseje manter alguma parte da construção existente, este projeto servirá para orientar e definir as melhores práticas à empresa que irá executar o serviço e para garantir mais segurança aos trabalhadores.

Não se esqueça de solicitar uma autorização de demolição emitida pela prefeitura, caso exista alguma construção.
Você só conseguirá autorização para uma nova construção, após a prefeitura liberar o alvará e der entrada no CRI (Cartório de Registro de Imóveis) para averbar na matricula esta demolição. Para saber quais documentos são necessários para construir, acesse: Documentação para construção, tudo o que você precisa saber. Entenda Antes!

Nivelamento / Terraplanagem

Geralmente a topografia do terreno pode ser levemente inclinada, sendo em aclive ou declive e necessita de um nivelamento para adequar, seja ele um aterro ou um corte do terreno.

Terraplanagem

Para isso, exija do profissional uma marcação precisa. Todo serviço deve ficar de acordo com o projeto, e uma terraplanagem feita de forma incorreta pode resultar em problemas como erosão e deslizamento. Por isso, em um terreno muito inclinado, avalie se há necessidade de um muro de arrimo para conter a terra. O arquiteto ou engenheiro saberão te orientar.

Veja também: Formas de Financiamentos de imóveis. Entenda Antes!

Sondagem do solo

Em caso de construções de grande porte, é preciso garantir a segurança da obra, por isso é necessário fazer a sondagem do solo, pois cada terreno possui um tipo de solo com características e resistências variadas. Portanto, a sondagem é fundamental para que o engenheiro estrutural tenha as informações corretas para compor os cálculos das fundações da construção.

Sondagem

Armazenamento de materiais 

Para maior segurança e para evitar furtos o ideal é murar o terreno ou fechá-lo com tapumes. Em algumas situações é necessário a construção de uma casinha ou o aluguel de um container para que fiquem armazenados os materiais e equipamentos.

Container

Ligações de água

A ligação da água é feita por meio de um cavalete de água, feito com a tubulação montada conforme as normas da empresa concessionária do seu município. É o conjunto de encanamentos onde o hidrômetro será ligado.

Cavalete

Se não houver água encanada, o ideal é a abertura de um poço artesiano.

A concessionária também exige um abrigo para o hidrômetro (abrigo é caixa que irá proteger o hidrômetro), ele pode ser comprado pronto e geralmente é de concreto ou plástico.

Ligação de esgoto

Para que seja feita a ligação do esgoto, é necessário que a caixa de inspeção dentro do terreno esteja pronta. Sendo ela feita de concreto ou alvenaria.

Caixa de Inspeção

Vale lembrar que os encanamentos das águas pluviais não devem escoar a água para a rede de esgoto.

Ligação de energia

Devido ao uso do maquinário, a ligação da energia é necessária para o bom andamento da obra. É importante ressaltar que sem água e energia a obra se torna mais custosa e demorada. Portanto, deve-se comprar um poste padrão e solicitar a ligação.


Poste

Não se esqueça de contratar uma caçamba para que os materiais não utilizados sejam descartados e a construção esteja sempre limpa.


Uma construção é um processo difícil e que merece atenção em todos os seus momentos. Por isso é tão importante ter profissionais competentes para te orientar e auxiliar nessa jornada.

Solicite orçamentos através da nossa plataforma, podemos te ajudar a encontrar profissionais próximos de forma rápida e segura. Peça um orçamento sem compromisso e receba até 3 propostas. Solicitar orçamento. 

Entenda Antes de fazer! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *