Como equilibrar as cores em uma decoração? Entenda Antes!

O uso das cores na decoração é um caminho sem volta. Depois que você começa a usar cores e perceber a mudança no ambiente e no humor das pessoas que ali vivem, é impossível voltar atrás. Porém, muitas pessoas não sabem usar as cores na decoração e têm medo de arriscar algo mais extravagante.

Veja também: Tons de madeira: aprenda a combiná-los com o restante da decoração

Mas, para te ajudar a equilibrar o uso das cores no seu quarto, sua sala, a cozinha e onde mais você queira, preparamos este post com dicas e sugestões para você colorir sua decoração. Confira!

O básico para começar a colorir sua casa

O círculo cromático ou roda das cores é uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano, geralmente divididas em 12 “fatias” – com as três cores primárias, as três secundárias e as seis terciárias, às vezes acrescidas de sobretons, e dispostas de maneira a formar um espectro perfeito.

Essa ferramenta é muito útil quando bate uma dúvida se determinada cor combina com aquela outra. Assim, antes de comprar algo colorido para sua casa ou pintar uma parede, basta consultar o círculo. 

Como fazer combinações harmoniosas usando o círculo cromático

A figura acima mostra as formas mais comuns de combinar as cores utilizando um círculo cromático.

Você pode fazer as seguintes combinações:

  • Complementares: são as cores de lados opostos na roda, como vermelho e verde, azul e laranja, etc. Combinadas, produzem um contraste de efeito visual bem agradável.
  • Análogas: aparecem em sequência no círculo cromático. Se usadas juntas (duas ou três cores), formam um conjunto harmonioso, porém sem contraste.
  • Triangulação: são as cores que formam a figura de um triângulo no círculo. Escolhe-se uma cor, pulam-se três, e acrescenta-se a próxima na combinação.
  • Meio-complementares: basta eleger três cores da roda, como o verde e sua complementar, o vermelho. No entanto, no lugar da cor complementar, pode-se escolher duas harmoniosas, ou seja, uma de cada lado do vermelho.

Você pode ainda combinar cores que formam um retângulo ou quadrado; duas cores análogas e uma complementar. Pode-se também optar pela monocromia, utilizando apenas uma cor, normalmente em vários tons, com intensidades variadas. 

Cores no projeto arquitetônico

Se você quer mais do que almofadas, móveis e adereços coloridos na sua decoração, uma boa ideia é já incluir o uso delas no projeto arquitetônico.

Uma escada, uma coluna, uma porta colorida ou parede, podem ser pensadas com seu arquiteto, valorizando o projeto e servindo de pano de fundo para outras outras brincadeiras na fase da decoração.

Veja também: Como alinhar as suas necessidades com o projeto arquitetônico?

Distribua cores pelos espaços

Se você prefere ir com calma, escolha sua cartela de cores e vá distribuindo pelos espaços uma de cada vez.

Pode ser em apenas um móvel colorido na sala, uma obra de arte no quarto ou as paredes da cozinha.

Calcule a energia dos tons e planeje

Toda cor traz uma energia a um ambiente, então é preciso decidir quanta energia você quer trazer à um determinado espaço.

Se você não gosta de tons vivos e enérgicos, pode pegar o caminho das nuances menos saturados e mais acinzentadas, por exemplo.

Outras dicas

  • As cores carregam significados, provocam sensações e afetam nosso humor e comportamento. Explore isso na hora da decoração e crie os efeitos desejados ao combinar cores.
  • Como as cores causam impacto em um ambiente, eleja uma paleta que tenha a ver com a sua personalidade ou de quem vai utilizar o cômodo, no caso de um quarto.
  • As combinações do círculo cromático são influenciadas por diversos fatores, como a intensidade e quantidade dos tons, dimensão do espaço, diversidade de texturas e iluminação. Portanto, não tenha medo de experimentar até encontrar a combinação que te agrada.

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *