Como aproveitar melhor o seu terreno? Entenda Antes!

Nem sempre é fácil encontrar um terreno amplo para a sua construção, principalmente nas médias e grandes cidades, com uma boa localização e preço justo.

Nesses casos, os projetos arquitetônicos precisam ter como objetivo o melhor aproveitamento possível do espaço disponível, garantindo que se tenha uma casa do tamanho desejado pela família mesmo em um terreno pequeno.

Veja também: A verdade sobre a escolha do melhor tipo de terreno para uma obra. Você já escolheu o seu?

Confira agora nesta matéria algumas dicas de como aproveitar melhor o seu terreno e conseguir uma casa grande e que atenda todas as necessidades da família, mesmo sendo um lote com pequenas dimensões.

Fundos Arquitetura

Verticalização

A verticalização é sempre a primeira ideia de quem deseja construir uma casa grande, e de acordo com as necessidades dos moradores, em um lote pequeno.

Para que você consiga uma disposição funcional, uma boa solução é deixar as áreas íntimas, ou seja, os dormitórios, banheiros e sala íntima no andar superior. Já as áreas sociais, como sala de estar, sala de jantar, lavabo, cozinha e área de serviço devem ficar no andar térreo.

Se for necessário, você pode ainda acrescentar um terceiro piso com a montagem de uma área de lazer, uma varanda gourmet, um pequeno escritório ou mesmo um quarto e banheiro para hóspedes.

Marcio Erlim – Arquiteto

Ambientes integrados

Para ganhar espaço na sua construção, o ideal é evitar as barreiras físicas entre ambientes, sempre que possível. Quanto menos divisórias e paredes existirem separando os cômodos, maior a sensação de amplitude do espaço e mais uniforme a distribuição da iluminação.

Sala de estar, de jantar e cozinha podem ser apenas um só ambiente, amplo e iluminado, perfeito para receber toda a família e os amigos, por exemplo.

Use elementos como tapetes, móveis, rebaixo de forro, elementos de marcenaria ou mesmo revestimentos de paredes para delimitar os diferentes ambientes aos invés das paredes.

ARCHtec arquitetura e interiores

Pé-direito duplo

Pé-direito é a expressão usada na construção civil para designar a altura de um ambiente. Ela é medida do piso ao teto, e quando se fala em pé-direito duplo, estamos nos referindo a altura equivalente à dois pavimentos.

O pé-direito duplo deixa sua construção mais elegante, transmite a sensação de amplitude e favorece a circulação de ar.

Flávio Lima Arquitetura

Luz natural

Além de proporcionar uma sensação de bem estar e favorecer a saúde de todas os moradores, a claridade natural também contribui para dar a sensação de amplitude aos espaços. Por isso, não desperdice esse recurso.

Para aproveitar melhor a luz natural você pode se valer de alguns recursos, tais como claraboias, janelas e portas de vidro com abertura externas, paredes de tijolos de vidro e cobogó.

CONCRETIZZE – Arquitetura e Interiores

Jardim de inverno

Quando o terreno é realmente muito pequeno, pode acontecer de não existir a possibilidade de deixar as paredes laterais da construção afastadas dos limites do lote. Assim, a dica para permitir o fluxo da ventilação natural é reservar uma pequena área descoberta para a captação do ar externo e iluminação, o chamado jardim de inverno.

Além da ventilação, o jardim de inverno proporciona conforto térmico e muito charme à sua construção.

Revestimentos claros

Para aumentar ainda mais a sensação de amplitude dos seus ambientes, escolha cores claras e neutras para revestir as paredes e os pisos da sua construção, assim até os menores ambientes ficam parecendo maiores.

Outra dica interessante quando o assunto é revestimento é manter, sempre que possível, a uniformidade do modelo dos pisos, evitando mudar muito de um ambiente para outro.

Bruna Alvim Campos

Veja também: Quais são as diferenças entre o estilo retrô e vintage? A verdade sobre o diferencial desses estilos!

Com essas dicas você consegue aproveitar ao máximo o seu lote, traga conforto para todos os moradores e ainda por cima muito com muito charme e estilo, aproveitando melhor o seu terreno.

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *