Como a comunicação visual pode interferir no sucesso de sua loja – Entenda Antes!

Como dono de uma loja, você ama seu trabalho e se dedica a ele desde a hora que acorda até a hora de ir para cama. Você selecionou cuidadosamente os produtos e sempre procura buscar novidades para impressionar os clientes. Mas, mesmo assim, sente que poderia vender mais.

Identificou-se com essa situação? Muitas vezes, o fracasso de uma loja não está relacionado com os itens que são comercializados, e sim nos atrativos visuais presentes no estabelecimento.

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Isso nos leva a uma parte essencial do sucesso de uma empresa: a comunicação visual. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, investir no aspecto visual de uma loja pode aumentar as vendas em até 40%. Por isso, caprichar na fachada da loja, vitrine, cores, iluminação e outros itens é tão importante para o seu negócio.

Veja também: Como equilibrar as cores em uma decoração? Entenda Antes!

Ainda tem dúvida se a comunicação visual realmente pode ajudar no sucesso da sua loja? Então continue a leitura e descubra mais sobre o assunto.

Comunicação imediata

Um dos principais benefícios que a comunicação visual proporciona para o seu negócio é o imediatismo. Pense na última vez em que tentou explicar algo complexo a um amigo. É bem provável que você teve dificuldades para transmitir a mensagem da forma que pretendia e, se tivesse uma imagem para explicar, seria bem mais simples.

Isso porque os seres humanos são capazes de processar e absorver uma imagem em apenas 13 milissegundos – 60.000 vezes mais rápido que um texto!

Sabendo disso, você deve aproveitar ao máximo a comunicação visual para fisgar o seu possível cliente, seja com uma fachada original ou até mesmo em peças de divulgação.

Visibilidade: o que é visto é vendido

Ao usar a comunicação visual, você não apenas garante que sua mensagem seja enviada e recebida, como também garante que ela seja vista por mais pessoas.

Na prática, isso faz todo o sentido. Se a sua loja está localizada em uma rua com vários comércios, ter uma fachada e vitrine bem planejada faz com que ela se destaque entre os demais. Um espaço comercial que deixe sua marca em evidência, destacando os produtos mais interessantes para o consumidor também faz muita diferença.

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Fortalece sua marca

Você consegue pensar em uma empresa ou marca forte que não tenha um logotipo, esquemas de cores ou elemento visual altamente reconhecível? Provavelmente não. A comunicação visual cria uma imagem rapidamente identificável para sua marca, o que ajuda a diferenciar e promover sua empresa.

Não importa se a sua loja é mais tradicional, divertida, moderna, elegante etc. A comunicação visual dentro e fora do estabelecimento ajuda a fortalecer a imagem que você deseja transmitir ao seu público.

Demonstra credibilidade

Se a primeira impressão é a que fica, você deve fazer o possível para cativar seus clientes rapidamente, concorda?

Uma empresa que tem vários logotipos, não tem uma fachada sinalizada e não se preocupa com os elementos visuais, passa a impressão de desleixada e pouco profissional.

Em contrapartida, uma loja com uma comunicação visual eficiente, que segue uma identidade visual no ambiente, em seus produtos e materiais de divulgação demonstra muito mais credibilidade.

Zanon & Ribeiro Arquitetura

Proporciona uma experiência única ao cliente

Fazer com que o cliente se sinta especial faz toda a diferença no sucesso de uma loja. E, por mais que não seja óbvio, isso também está relacionado à comunicação visual.

Utilizar as cores adequadas para criar um efeito emocional nos clientes, criar uma vitrine única e usar a iluminação para destacar produtos-chave são maneiras de proporcionar uma experiência totalmente diferenciada para seus clientes e, consequentemente, gerar mais vendas.

Percebeu como a comunicação pode interferir no sucesso de sua loja? Então comece aplicando algumas técnicas em seu negócio e perceba os resultados positivos!

Veja também: Por que contar com um arquiteto para planejar sua obra?

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