Automação residencial em imóveis, portas e janelas automatizadas, tudo o quê você precisa saber – Entenda Antes!

A agitação do decorrer do dia, e que está cada vez mais constante na vida das pessoas, leva-as a procurar por praticidade frequentemente em diversas circunstâncias.

Resultado desta correria, depois de um dia exaustivo de trabalho, por muitas vezes quando retornamos à nossa residência, só o que queremos é apenas relaxar (nada mais justo, não é mesmo?). E que tal se a tecnologia pudesse colaborar pra isso?

Hoje já é possível fazer com que vários elementos dentro de um imóvel que necessitam de manuseio, sejam realizados através de comandos, possibilitando à quem o utiliza, a facilidade de administrar o conforto do ambiente sem precisar de muito esforço. Tais como controlar a temperatura, iluminação do ambiente, e por aí vai…

Veja também: Veja como funciona a automação de iluminação – Entenda Antes!

E neste artigo vamos destacar a automação de portas e janelas, que são dois elementos significativos presentes em imóveis, e que estão tendo a sua função cada vez mais fáceis de serem realizada

O que é automação?

Automação tem origem do latim automatus, o que quer dizer “aquilo que se move sozinho. É usar a tecnologia para controlar aparelhos, sem que seja necessária a interferência do ser humano, sendo possível programar aparelhos para determinada função em determinado horário por exemplo, tornando o método mais eficaz. Este termo nada mais é do que usar a tecnologia a favor de quem a usufrui.

Automação de portas

As portas automáticas podem ser encontradas tanto em espaços residenciais, quanto em comerciais, hospitais, supermercados, shoppings, aeroportos, etc. Geralmente são mais utilizadas em estabelecimentos públicos, uma vez que estes espaços comportam um grande número de pessoas circulando ao mesmo tempo, acessando ou retirando-se da área com grande freqüência, gerando um grande fluxo nas entradas e saídas do local.

Para que esse acesso seja otimizado, os estabelecimentos adotam a automatização de portas para poupar esforço de quem está a utilizar o local, dentre outras vantagens.

Há no mercado hoje, diversas opções de portas automáticas. O que faz o consumidor dar preferência para determinada porta, é a que se encaixa dentro de suas necessidades. Dentre elas, estão:

Portas automáticas de vidro: elas podem ser tanto centrais, quanto laterais. As portas centrais são mais utilizadas em locais com maior fluxo de pessoas, são compostas por duas folhas fixas e duas folhas móveis que deslizam para sentidos contrários. A abertura do vidro é acionada quando há a proximidade de pessoas na porta, identificadas através de um sensor de movimento.

Já a porta de lateral, é mais utilizada em locais com um menor trânsito de pessoas, ou onde há restrição de espaço. Sua abertura também é realizada através de sensor, e ela pode deslizar tanto para a direita quanto para a esquerda, conforme a disposição do ambiente.

Porta pivotante: sua utilização pode ser encontrada com freqüência tanto em espaços públicos, quanto em residências. Desenvolvida em vidro, madeira ou ferro, a porta pivotante tem sua automatização caracterizada pela forma com que ela fecha, uma vez que aberta, ela regressa ao local de origem lentamente tornado o fechamento seguro.

Porta de vidro telescópica: muito parecida com a porta de vidro central, a telescópica também tem seu movimento de abertura deslizado para os lados, mas possui até 2/3 da porta, de espaço livre para passagem, onde as folhas são deslizadas uma atrás da outra.

Porta antipânico: as portas de vidro antipânico são aconselhadas para serem empregadas onde o fluxo é intenso, sendo utilizadas como rota de fuga. São portas que operam com a automação comum, deslizando para os lados, mas em situação de emergência, com uma pressão colocada sobre elas manualmente, elas dobram-se para os lados, em uma espécie de porta pivotante, facilitando a passagem.

Automação de portões

A preocupação com a segurança em residências entre outros estabelecimentos, aumenta a procura por meios que façam com que o local esteja seguro o suficiente para manter o proprietário despreocupado.

O portão automático faz parte destes itens essenciais para preservar a segurança do local, por ser um item resistente e também por sua praticidade e facilidade principalmente em dias chuvosos, onde não há a necessidade de descer do carro para abrir o portão, uma vez que sem muito esforço é possível acioná-lo através de meios automatizados.

Dentre eles, é possível destacar a abertura do portão, por meio de controle, sensor de luz alta do veículo, ou até mesmo por celular. Há uma variedade considerável de modelos no mercado para atender a todos os tipos de necessidade, entre eles estão o portão pivotante, de abrir, basculante e de correr, podendo ser produzidos em madeira, ferro, alumínio e lata.

Automação de janela

Pensando na facilidade de controlar a entrada de ventilação em um imóvel ou então na praticidade para protegê-lo da chuva, a janelas automatizadas entraram no mercado para proporcionar à quem utiliza o espaço, a comodidade de utilização.

É possível controlar a abertura por diversos meio, desde o mais simples, controlado por um interruptor fixado na parede, ou até mesmo através de sensores, dentre eles o de chuva, luz e vento. Tudo depende da condição financeira e da necessidade, para que a instalação seja feita.

Visando a tranqüilidade do morador ou de quem utiliza determinado estabelecimento, as janelas automatizadas são ideais para quem permanece durante longo período fora, podendo programá-las para abrir e fechar em diversos horários durante o dia, para que haja a circulação do ar no ambiente, em determinados horários do dia, e mesmo que exista a possibilidade de chuvas, também é possível programar a mesma janela para que ela feche através do sensor de chuva.

As janelas são itens essenciais para o conforto de um ambiente, portanto, quanto mais prático e funcional ele for maior a comodidade para quem o utiliza.

A tecnologia a favor do bem estar

São inúmeras as vantagens na aquisição de um item automático para ser instalado em um imóvel. Apesar do seu alto custo, é um investimento que favorece diversos lados, tanto para o ambiente, visto que há uma economia de energia, quanto para quem usufrui, onde o mesmo pode se manter tranqüilo com relação à segurança e climatização do local, e também para quem presta essa espécie de serviço, gerando economia.

Assim sendo, a automação de portas e janelas pode ser vista como um item que está a crescer cada dia mais, e que futuramente pode até mesmo ser considerado um ponto essencial em imóveis.

Veja também: Descubra o que é um loft e qual o seu conceito – Entenda Antes!

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *