A Verdade sobre os erros de planejamento de uma obra que ninguém te contou – Entenda Antes!

Construir uma nova casa pode ser uma experiência extremamente emocionante e recompensadora. No entanto, descobrir erros que poderiam ser evitados com um bom planejamento não  é nada legal, principalmente se você tiver que conviver com essas consequências ou gastar mais dinheiro para resolver o problema.

Pouco se fala sobre os problemas causados pelos erros de planejamento, mas o fato é que eles existem e podem prejudicar drasticamente a sua construção.

Veja também: Descubra os erros mais comuns que ocorrem pela falta de planejamento de uma obra – Entenda Antes!

A boa notícia é que, com uma visão mais ampla sobre o que esperar durante as fases de planejamento, você pode evitar obstáculos ou estar mais preparado para lidar com imprevistos.

A seguir, você vai descobrir as consequências de erros de planejamento, além de receber dicas para evitar esses problemas.

Falta de um plano de execução

Não ter um plano de execução criado terá um impacto negativo na conclusão de uma obra. É por meio do escopo do projeto que o engenheiro ou arquiteto direciona o seu trabalho na fase de planejamento, execução e entrega da obra.

Sem esse documento, os profissionais não conhecem os desejos e necessidades dos futuros moradores, as funções do arquiteto e engenheiro não ficam claras, entre outros pontos que ficam prejudicados.

Para evitar esse erro, é necessário criar um plano de execução com uma estratégia que descreve todos os recursos humanos e materiais necessários para executar a obra.

Em outras palavras, o plano precisa definir as prioridades do projeto, procedimentos padrões no canteiro de obras, profissionais envolvidos, enfim, todas as informações úteis precisam estar bem claras.

Orçamento não estabelecido

Um planejamento de obras precisa especificar o orçamento necessário para execução do projeto e os meios pelos quais os fundos serão retirados.

Quando o planejamento é deficiente, o orçamento costuma ser deixado de fora dos pontos principais do projeto e a estimativa de gastos não é feita. Isso significa que o dinheiro será mal utilizado e desperdiçado. Como consequência, a construção registrará muitas perdas e muito mais gastos.

Má gestão do tempo

A falta de um cronograma de obras pode trazer vários prejuízos para sua construção. Sem a definição das etapas e datas para executar cada tarefa, os membros da equipe de mão de obra não terão uma visão clara do que se espera deles enquanto trabalham na obra.

Sem prazos para cumprir e uma má gestão do tempo o prazo de entrega pode ficar comprometido ou resultar em um trabalho de baixa qualidade feito às pressas.

Objetivos indefinidos

A falta de objetivos definidos é um dos grandes desafios para quem vai gerenciar um projeto de construção. Às vezes, você não sabe exatamente o que quer ou não consegue concordar com o arquiteto ou engenheiro, por exemplo.

De qualquer forma, quando as metas não são claras, é difícil controlar a execução de uma obra. Por isso, procure deixar claro sobre os seus objetivos, o prazo que espera que a obra seja concluída etc.

Nenhum risco calculado

A maioria dos projetos de construção está exposta a riscos causados por circunstâncias imprevisíveis ou condições naturais. Quando o planejamento não leva em consideração esses eventos inesperados, as consequências refletem em mais gastos, perda de materiais e obras incompletas ou abandonadas.

Para evitar isso, é necessário fazer uma análise de riscos, considerando todos os possíveis imprevistos ou perigos naturais que podem ocorrer e documentá-los no planejamento da obra.

Construir uma casa é um processo demorado que requer alto investimento e muito planejamento. Qualquer decisão tomada por impulso pode trazer sérias consequências e atrapalhar a concretização do seu sonho.

Portanto, fique atento aos problemas citados acima e evite esses erros para garantir a conclusão da sua obra dentro do prazo e do seu orçamento.

Veja também: Como saber quanto irei gastar em minha construção? Entenda Antes!

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *