A importância de um bom projeto de arquitetura, não se ferre. Entenda Antes!

Se você vai construir ou reformar e está pensando em dispensar o projeto de arquitetura, saiba que essa não é uma boa ideia. Descubra neste post a importância de se ter um projeto arquitetônico completo e não caia na cilada de dispensá-lo. Essa decisão pode te poupar ou tomar todo o seu tempo. 

O que é um projeto de arquitetura e qual a sua importância

Não importa se é um projeto de casa ou de um imóvel comercial, o projeto arquitetônico realizado por um escritório de arquitetura competente é essencial. Mas afinal, o que é realmente um projeto de arquitetura?

De uma maneira simples, podemos dizer que um projeto de arquitetura nada mais é que um conjunto de desenhos e informações que servirão de base e guia para todas as atividades que os profissionais de mão obra irão realizar na obra.

Além disso, a partir dele é possível prevenir problemas e entender como ficará após construído. 

Veja também: Documentação para construção, tudo o que você precisa saber. Entenda Antes!

A elaboração de um projeto arquitetônico deve ser realizado por escritório de arquitetura ou por um arquiteto, que tem a participação do engenheiro para a realização dos projetos complementares, estrutural, elétrico e hidráulico.

Só assim haverá  a personalização dos ambientes, de maneira que eles fiquem mais aconchegantes, que se tenha um melhor aproveitamento dos espaços e um imóvel mais agradável e funcional.

O escritório de arquitetura ou arquiteto ao fazer o seu projeto estará criando um espaço feito especialmente para você, de acordo com suas necessidades e desejos. Ou seja, um ambiente perfeito para você e sua família.

Entre as consequências indesejáveis de não utilizar um projeto de arquitetura podemos listar:

  • Encanamento mal planejado;
  • Número de tomadas insuficientes;
  • Mal aproveitamento da luz solar;
  • Pouca ventilação;
  • Desperdício de matéria-prima;
  • Móveis que não cabem nos cômodos;
  • Banheiros com portas que não abrem completamente devido ao mau posicionamento das peças sanitárias;
  • Desvalorização da paisagem;
  • Custos com terraplanagem por não se observar os aclives ou declives do terreno;
  • Excesso de corredores;
  • Espaços grandes ou pequenos demais;
  • Falta de privacidade.

A importância de um bom projeto de arquitetura para se dar bem

Os benefícios de um projeto arquitetônico

São diversos os benefícios de um projeto arquitetônico e, entre eles, podemos citar como os mais importantes:

1. Segurança

Com certeza este é o benefício principal e garantia de uma construção tranquila.

Quando se tem um projeto de arquitetura, tem alguém que se responsabiliza por todo o projeto e qualquer problema que surgir no decorrer das obras esse alguém poderá ser acionado para apresentar uma solução.

2. Conforto

Conforto aqui é sinônimo de acessibilidade, usabilidade e funcionalidade, três qualidades que representam o que qualquer pessoa espera de uma casa. Está relacionado com o acesso da casa pelos seus moradores e visitantes, com a convivência e harmonia de todos no imóvel.

Uma casa com um bom projeto arquitetônico é confortável, pois possui ambientes e acessos descomplicados, com usabilidade e funcionalidade garantida.

Hoje se percebe um característica nos projetos, cada vez mais estão sendo desenvolvidos para unir a família, com ambientes mais integrados que possibilitam e incentivam a interação entre os usuários, isso é muito importante, já que o momento que estamos vivendo, onde a maioria (principalmente os jovens) estão vivendo mais no mundo virtual do que realmente no local que está presente.

3. Beleza e estética

O projeto de arquitetura, seja de uma residência ou imóvel comercial, também leva em conta a estética, tanto da parte externa como interna. Existem inúmeros materiais e técnicas de construção que ajudam na concepção de um imóvel bonito e com qualidade estética.

Lembrando que um imóvel bonito é muito mais valorizado e traz satisfação a todos que nele circulam ou habitam.

Nesse quesito, também entra a questão da sustentabilidade, já que, um imóvel que leva em consideração a sustentabilidade pode se tornar ainda mais bonito.

Veja também: Diversas opções e estilos para construir em seu terreno. Descubra!

4. Custo

Muitas pessoas acreditam que contratar um bom escritório de arquitetura é algo que pode aumentar muito o custo de uma obra, uma vez que a construção será mais elaborada.

No entanto, um bom arquiteto sabe trabalhar com os recursos disponíveis pelo cliente, de forma que o custo do projeto não ultrapasse o orçamento. Ele fará o melhor uso possível dos materiais de construção e se valerá das estratégias mais eficientes com objetivo de reduzir os custos sem perder a qualidade.

Veja também: Como saber quanto irei gastar em minha construção. Entenda Antes!

Fique atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do Entenda Antes!>

Valorize o trabalho do escritório de arquitetura

Agora que você já sabe de tudo isso, é bom destacar que para a elaboração de um bom projeto arquitetônico é indispensável o trabalho dos arquitetos. Apenas um arquiteto é capaz de, entre outras coisas:

  • Elaborar um projeto eficaz, que satisfaça todas as suas necessidades de maneira funcional;
  • Avaliar o impacto ambiental da construção;
  • Fazer a avaliação técnica;
  • Gerenciar a execução das obras;
  • Evitar o gasto desnecessário de dinheiro com material, já que ele vai calcular a quantidade necessária;
  • Elaborar um orçamento para facilitar a sua programação financeira.

Veja também: Etapas de uma construção bem sucedida – Dicas da Arquiteta Letícia Vilas Boas

Por fim, vale lembrar que o arquiteto é o profissional técnico legalmente autorizado para fazer o projeto arquitetônico.

Como você pode observar, um projeto arquitetônico é um excelente investimento e faz toda a diferença na sua obra! Ele traz mais qualidade, segurança e economia. Sem falar no valor que agrega ao imóvel no caso de uma avaliação futura. 

Para contratar um escritório de arquitetura é importante fazer uma pesquisa e receber mais de uma proposta para comparar. O Entenda Antes de ajuda nisso. 

E se você gostou deste post deixe seu comentário, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog, Entenda Antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *