6 Estilos de decoração para Jardins. Entenda Antes!

Os jardins são ambientes ideais para relaxar a mente, aproveitar o tempo ao ar livre e apreciar a natureza. É por causa desses e outros motivos que essa área da casa merece uma atenção especial.

Mas nem todos os jardins são iguais! Assim como existem diferentes estilos de decoração para o interior da sua casa, também há diversos tipos de jardins para combinar com todos os gostos e personalidades: dos estilos mais clássicos, passando pelos mais românticos até os exóticos.

Ficou com vontade de dar uma renovada no paisagismo da sua casa? Então confira as características dos principais estilos de jardins e escolha o seu favorito!

Veja também: Dicas de como montar uma parede verde que dê pouca manutenção – Entenda Antes!

Jardim Contemporâneo

Esse tipo de jardim é caracterizado por linhas organizadas de plantas rígidas e sem adornos, como se a área externa fosse uma continuação da arquitetura minimalista da casa.

Bruna Alvim Campos

No entanto, quando utilizado ao extremo, o estilo contemporâneo pode parecer frio e pouco convidativo. Para escapar dessa armadilha você pode adicionar elementos com cores sutis. Peças de madeira e flores coloridas também podem ser uma boa opção.

Algumas plantas que combinam com um jardim contemporâneo são: agave, palmeira washingtonia, jasmim-manga e liriope muscari (serpentina).

Jardim Tropical

Para criar um jardim tropical você pode escolher plantas com folhas grandes e com texturas arrojadas. Esse estilo é caracterizado por uma jardinagem exuberante, semelhante a uma floresta.

Une Arquitetura

Bananeiras, palmeiras, samambaias, costela-de-adão, bromélias, orquídeas e dracenas são excelentes para criar o efeito tropical. Para complementar o paisagismo, aposte em lagos, fontes ou pedras com aparência natural.

Jardim Oriental

Os jardins orientais mantêm a tradição de mais de 3000 anos, desde os impressionantes jardins dos imperadores chineses até os tranquilos jardins zen típicos dos japoneses.

Nesse tipo de jardim, todos os elementos do paisagismo – plantas, ornamentos, pedras e água – são cheios de simbolismo. Embora seja complicado criar jardins orientais com todo o significado original, é possível criar um ambiente tranquilo para desfrutar da beleza natural do espaço.

As plantas que podem viver por muitos anos, passando de geração em geração são as mais indicadas para preservar as características de um jardim oriental. Magnólias, azaleias, cerejeira do Japão, grama japonesa, grama coreana e pinheiro-buda são algumas sugestões.

Jardim Inglês

Esse estilo é inspirado nos jardins ingleses do século XVIII, quando membros da nobreza começaram a criar sua própria versão para as casas de campo tradicionais dos trabalhadores britânicos.

O jardim inglês rompe a simetria de outros estilos, é repleto de flores e plantas de diferentes espécies propositalmente desalinhadas para criar a impressão de naturalidade.

Misturar flores perenes com vegetais e plantas de folhagem, entrelaçando-se uma às outras torna o jardim fascinante! Aposte em lavanda, jasmim, margarida, hortênsia, pinheiros, arbustos e árvores nativas.

Jardim Desértico

Até mesmo nos ambientes desérticos existem jardins lindos. Diferentemente da exuberância dos jardins ingleses ou da quantidade de vegetação em um jardim tropical, o jardim desértico é feito com plantas preparadas para enfrentar as condições climáticas mais adversas. 

Cactos e suculentas combinados com pedras e areia criam o ambiente árido perfeito! Se você não tem muitas habilidades para jardinagem, esse estilo é ideal para você, já que essas plantas são resistentes e exigem poucos cuidados.

Jardim Clássico

Um jardim clássico pode ser a escolha ideal para uma casa tradicional, principalmente se o espaço ao ar livre for grande.

Nesse tipo de jardim os espaços são separados simetricamente, formando desenhos geométricos tradicionais do paisagismo italiano e francês.

Arbustos, coníferas, pinheiros, esculturas, fontes de água, bancos de design clássico e vasos cerâmicos são alguns elementos típicos dos jardins clássicos.

Veja também: O que é Sustentabilidade e como ela se encaixa na decoração? Entenda Antes!

A inspiração para decorar um jardim pode vir da paisagem ao redor da casa, do seu estilo de decoração preferido ou o desejo de criar um visual diferente para sua área externa. E aí, ficou animado para criar um paisagismo especial em seu jardim?

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *