2° Seminário Nacional da Reciclagem de Resíduos da Construção civil e Demolição| 22 de Novembro

2° Seminário Nacional da Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição

O Seminário Nacional da Abrecon é a oportunidade que o setor da reciclagem de Resíduos da Construção tem para apresentar suas demandas e fomentar o mercado de agregado reciclado e destinação correta dos resíduos da construção. É também a chance que nós temos para colocar na mesma discussão gerador, poder público, organizações ambientais e os atores participantes do mercado de resíduos da construção consolidando uma discussão produtiva para o segmento.

Principal evento do setor de resíduos da construção, a Abrecon aproveita a oportunidade para apresentar de forma inédita o Relatório Setorial Abrecon e o Manual de Aplicação do Agregado Reciclado. Aliás, o MARE (Manual de Aplicação do Agregado Reciclado) é um projeto inédito no mercado e pretende dar padronização na nomenclatura dos agregados reciclados, suas aplicações, bem como, algumas dúvidas relativas a característica das matérias primas.

Veja também: Saiba como funciona e se vale a pena ter uma cisterna – Entenda Antes!

O evento ocorrerá em conjunto com o Waste Expo Brasil, o mesmo será realizado nos dias 21, 22, e 23 de Novembro.

Os palestrantes no Seminário Abrecon no ano de 2018, são:

  • Aguinaldo Leite: Formado em Direito, é especialista em Direito Público administrativo e constitucional, marketing político, planejamento estratégico, gestão de crise e construção de cenários políticos. Foi, de 2013 a 2016, Secretário de Serviços Públicos de Jundiaí, responsável pela elaboração e implantação do Plano Municipal de Saneamento e de Resíduos Sólidos e ainda é secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário (CIAS).
  • Elaine Varela: Engenheira civil pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Recuperação de Áreas Degradadas pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, PhD em Engenharia Ambiental pela Universitat Politécnica de Catalunya – Espanha. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Construção e Estruturas da Universidade Federal da Bahia, e coordenadora do curso de Engenharia Civil da referida instituição.
  • Hewerton Bartoli: Formado em Administração pela PUC Minas e pós-graduado em MBA Executivo da Construção Civil pela FGV. Foi diretor comercial da DESMONTEC, reciclagem móvel de resíduos inertes em obras de diferentes proporções e naturezas por todo o Brasil. Tem expertise para projetos e empreendimentos que envolvam certificação LEED e ACQUA, bem como elaboração e gerenciamento de PGRCC – Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil. É diretor da empresa R3ciclo, especializada na gestão de resíduos sólidos da construção civil e demolição.
  • Levi Torres: Graduado em administração em São Paulo, liderou por dois anos a associação do setor de reciclagem de óleos e gorduras vegetais e produção de biodiesel. Em outubro de 2010, idealizou e foi o principal responsável pela fundação da ABRECON, a qual é coordenador, participando ativamente de comitês e grupos de trabalho que defendem o interesse do segmento de RCD. É atual secretário do CB-18 – Comitê Brasileiro para revisão da norma técnica da ABNT para aplicação de agregado reciclado.
  • Marcos Rodrigues Penido: Atualmente Secretário Municipal das Prefeituras Regionais de São Paulo, especialista na gestão de políticas públicas em habitação e infraestrutura urbana no Brasil. Ocupou inúmeros cargos de responsabilidade nas administrações do governo do estado de São Paulo e da prefeitura do município de São Paulo, à frente de grandes desafios de programas de construção de moradias, urbanização de favelas, reassentamento de áreas de risco, erradicação de cortiços, implantação de infraestrutura urbana, sistema viário e transportes, canalização e córregos, equipamentos públicos de escolas, creches, postos de saúde e hospitais, entre vários outros campos de atuação.
  • Salomon Mony Levy: Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor em tempo integral da Universidade Nove de Julho – Uninove. É sócio do Instituto Brasileiro do Concreto IBRACON. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: agregados reciclados, durabilidade, desenvolvimento sustentável, concreto reciclado, construção civil e projetos de recuperação estrutural.
  • Sérgio Angulo:  Mestre e doutor em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Poli-USP. Possui pós-doutorado em universidades estrangeiras. Foi pesquisador do IPT. Atualmente é docente da Poli-USP, com especialidade em reciclagem de resíduos de construção e desenvolvimento de materiais e componentes de construção.
  • Mauro Fernando Martins de Castro: Técnico em Edificações pela Escola Técnica Federal de Goiás e Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, com especialização em Gestão Pública pela AVM – Cândido Mendes, empregado da Caixa Econômica Federal desde 1989, Gerente Executivo da GEPAD – Gerência Nacional de Padronização e Normas Técnicas de Governo atua como a manutenção e desenvolvimento da Composições de Serviço e representação institucional do SINAPI – Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – SINAPI.
  • Paulo Celso dos Reis Gomes: Doutor em Desenvolvimento Sustentável. Mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos. Especialista em Gestão Ambiental e Ordenamento Territorial. Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho. Professor Adjunto da Universidade de Brasília.  Subsecretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal de abril de 2011 a maio de 2015 , onde atuou como Subsecretário da Política de Resíduos Sólidos. Diretor Técnico do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal desde maio de 2015.

Fique atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do Entenda Antes!>

Nova edição do Seminário Nacional da Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição

  • O valor do ingresso é R$ 614,99.
  • Data: 22 de Novembro de 2018
  • Local: Centro de Exposições Pro Magno em São Paulo/SP (R. Samaritá, 230 – Casa Verde)
  • País: Brasil

Para mais informações acesse: Seminário Nacional da Abrecon 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *